Será na noite desta sexta-feira, 06 de dezembro, na sua sede social, no bairro da Madre Deus a grande final do concurso que irá escolher, o samba enredo que a Turma do Quinto irá cantar na Passarela do Anel Viário, no Carnaval 2020.


O tema “Bacabal de azul e branco, canta seus cem anos de historias e glorias”, terá como uma das propostas classificadas para a final, a letra do premiado compositor bacabalense Zé Lopes em parceria com Walasse Godinho, Gilvan Mocidade e Manu Lopes.


O samba finalista que já é sucesso em rádios e TVs da cidade bacabalense, tem o total apoio do prefeito Edvan Brandão e também da secretária de cultura Marcela Ferreira e Silva, assim como dos deputados Roberto Costa, João Marcelo e do ex senador João Alberto, que prometem passar com a escola.


Com uma letra compacta, refrãos fortes e pegajosos, o samba vem agradando a todos e é um forte concorrente ao titulo. Na cidade de Bacabal, autoridades carnavalescas se preparam para montar comissões e alas para bem representar a cidade de Bacabal e seu centenario no Carnaval de São Luis.


Proposta: “Bacabal de Azul e Branco Canta Seus 100 anos de Historias e Glórias”
Autores: Zé Lopes, Wallace Godinho, Gilvan Mocidade e Mano Lopes
LINDA PRINCESA DO MEU MEARIM
UM POVO FORTE DE HISTORIA SEM FIM
O TEU PASSADO É SEM IGUAL
TURMA DO QUINTO
CANTA BACABAL
DANÇA NAÇÃO TIMBIRA
TOCA NEGRO O TEU TAMBOR Ô
LANCHAS BATELÕES
CORTAM TEU RIO
JOGA A REDE PESCADOR
LAVRADOR SEMEIA SUA TERRA
MILHO ARROZ E ALGODÃO
NA FAZENDA DOS ABREUS
DAS BACABEIRAS
O TEU NOME ASSIM NASCEU
TEM QUERMESSE PROCISSÃO
DAS PADROEIRAS
TEREZINHA E CONCEIÇÃO
VEM BAIAR NO TERECÔ
DE PAI GERSON
A MILAGREIRA EDITE VAI ABENÇOAR
VEM PAPETIAR
COM JOÃO MOHANA
E JOÃO ALBERTO CARCARÁ
CANTA PRA REVIVER OS FESTIVAS
BOI BACABA INCENDEIA
AS NOITES DE LUA CHEIA
MEU BECÃO E CAMPEAO E VAI JOGAR
COM AS BANDEIRAS TREMULANDO DE AZUL E BRANCO
100 ANOS VOU COMEMORAR
TURMA DO QUINTO
SOU PARAIBA SUCESSO EM QUALQUER LUGAR
Grupo feminino na final do concurso


“Virou o rio Mearim o meu coração, e o Quinto na Avenida, na Ribeira da emoção, é Madre Divina, é minha paixão, é branco, é azul-poesia na batida da Explosão!”. Com esse refrão, cheias de energia e empolgação, as compositoras Carol Cunha, Selma Delago, Wanda Cunha e Isabel Cunha subiram ao palco da Madre de Deus, na última sexta-feira (29) e conquistaram uma vaga na final do concurso para a escolha do samba-enredo da Turma do Quinto que, em 2020, vai homenagear os cem anos de Bacabal na final de hoje.
Elas chegaram pra fazer história e angariar o respeito e a admiração de todos. É o que afirma o presidente do Conselho Fiscal da TQ, Gersinho Silva: “A participação feminina no concurso para escolha do samba-enredo da Turma do Quinto contribui para o fortalecimento do segmento das escolas de samba. Justamente a Turma do Quinto que já nos anos setenta apresentou a intérprete Maria Diniz, a primeira mulher que puxou o samba de uma Escola em nosso Carnaval. A ousadia das meninas Cunha e de Selma Delago junta-se ao belo canto de Maria Diniz e faz história no carnaval maranhense “.
O tratamento dispensado às compositoras pela diretoria da TQ e pelos concorrentes tem sido um ato de gentileza e companheirismo, o que demonstra o espírito receptivo da galera masculina que ocupa aquele espaço. “O samba delas cresceu muito no palco”, comentou o compositor e cavaquinhista Philippe Sapuca sobre a classificação das compositoras.
Pela ordem de apresentação, as cinco propostas:
1 – Zé Lopes, Walasse Godinho, Gilvan Mocidade e Manu Lopes
2 – Manoel Henrique, Carlos Boni, Cecel Mix, João Eudes e Mikael Prata
3 – Silvio Rayol, Philippe Sapuca, Valmir Sales e Camarão Mendes
4 – Alysson Ribeiro, Dominguinhos Lopes, Eulálio Figueiredo e Renato Guimarães
5 – Carol Cunha, Wanda Cunha, Selma