Parafraseando a soberana sabedoria popular: “O que é bom, se repete!” E é isso que observamos, com incontida satisfação, pela visão que temos e o que ouvimos no noticiário radiofônico, sobre a movimentação, no Bairro Anjo da Guarda, para acontecer a II FELITA, Feira do Livro do Itaqui-Bacanga, promoção da ALEART (Academia de Letras, Artes, Ciências e Saberes Culturais da Área Itaqui-Bacanga). A primeira foi realizada na imediação da Praça do Anjo, no ano passado, porém pela grandiosidade com que se revestiu, num espaço mais reduzido, a ALEART de pronto planejou a sua segunda edição, em 2025, na Praça da Ressurreição, onde haverá mais e melhor comodidade para as livrarias, sebos, palestras, presença de alunos, professores, intelectuais e de moradores da comunidade do Itaqui-Bacanga.
Em vista disso, estão comunicando, com a atenção considerável, que a II FELITA será de 8 a 10 de agosto, das 9 às 22 h, reunindo literatura, artes visuais, expressões populares e atividades formativas, com foco na valorização na cultura local e no incentivo à leitura. Não temos a menor dúvida de que serão três dias de intensa circulação cultural, com conferências, rodas de conversa, contação de estórias, e lançamentos de livros.
Informa-se, igualmente, que a programação incluirá diversas atrações culturais, no palco móvel, com exibições cênicas, performances poéticas, intervenções artísticas, recreação infantil, shows musicais e atividades direcionadas para toda a família, além de momentos com a participação de crianças e adolescentes estudantes dos colégios da rede pública da região. Se dará tudo na Praça da Ressurreição, unindo o útil ao agradável, no espaço em que o Grupo Grita fecha, anualmente, a Via-Sacra, concorrendo para a primeira grande vitória cultural, em prol de gerações com mais motivações para causarem orgulho e se orgulharem, num território com mais carência, antes, e marcado pela violência, em boa parte superada numa peleja vencedora que vem desde 1981 (do Grita), e foi ficando mais exitosa.
Agora, com a FELITA da ALEART, que possui todos os requisitos para o mais necessário engrandecimento de um povo, pela sua arte e literatura, cultura alterosa, enfim!
_______________________________________________________________________________________________________________________












































































