

Com o objetivo de promover o fortalecimento dos saberes tradicionais, das práticas de cuidado nos terreiros e da valorização do patrimônio imaterial, o projeto “Cultura Viva do Tamanho do Brasil” chega à capital maranhense com uma programação rica e diversa. A iniciativa acontece nos dias 26 e 27 de julho, no Ponto de Cultura Akofá – Casa das Folhas (Ilê Amãhousú), no Residencial Paraíso, na Vila Embratel e é aberta ao público.
O projeto integra a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e conta com apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), e do Governo Federal. A proposta é construir pontes entre juventude, cultura, saúde e ancestralidade, fomentando uma rede de diálogo e pertencimento com a comunidade.
A programação tem início na noite de sábado (26/07) com a tradicional “Noite Cultural”, trazendo o som potente e ancestral dos Tambores de Crioula dos Mestres Apolônio e Leonardo, ícones da resistência cultural do Maranhão.


No domingo (27/07), as atividades começam às 9h com a roda “Com Axé e Cuidado”, conduzida pelo Pai Mariano de Òsányìn, que irá abordar temas de saúde popular como prevenção da hipertensão e diabetes, além dos saberes ancestrais e práticas de cuidado nos terreiros.
Às 14h, o educador Prof. Esp. Francinaldo Gaioso dará início ao momento de recepção e acolhida. Em seguida, entre 14h20 e 17h, uma roda de conversa sobre juventude, cultura e ancestralidade será mediada por Arison Campos e Yanara Pinheiro, trazendo o protagonismo de vozes jovens e tradicionais em diálogo.
No campo das oficinas, às 15h, o Prof. Jasf Andrade — fotógrafo, videomaker e liderança do Coletivo Povoada — ministrará a oficina “Fotografia como Instrumento de Transformação Social”, voltada para a juventude e comunicadores populares. Logo após, às 16h, a Prof.ª Elaine Dutra, mediadora de educação para o patrimônio, conduzirá a oficina “A Importância da Educação Patrimonial”, com foco no pertencimento e preservação do legado ancestral.
Como parte das vivências tradicionais, às 17h acontece a entrega de certificados e coffee break, seguida pela simbólica “Busca do Mastro da Festividade para São Benedito”. O encerramento se dará às 19h com o levantamento do mastro ao som do Tambor de Crioula Folhas de São Benedito, em um momento de fé, resistência e celebração coletiva.


Cultura viva em movimento
A proposta do evento é não apenas promover oficinas e apresentações, mas criar um ambiente de intercâmbio de saberes e de fortalecimento das comunidades tradicionais. A Casa das Folhas se torna, mais uma vez, um espaço de acolhimento, reflexão e axé, reunindo pessoas de diversas idades em torno do respeito e da valorização da cultura afro-brasileira.
Serviço
Evento: Cultura Viva do Tamanho do Brasil
Data: 26 e 27 de julho de 2025
Local: Ponto de Cultura Akofá – Casa das Folhas (Ilê Amãhousú), no Residencial Paraíso, na Vila Embratel.
Texto: Adriel Gomes













































































