DIVINO EM PERICUMÃ

Uma das festas religiosas mais tradicionais do município de Bequimão, no litoral ocidental maranhense, o Festejo do Divino Espírito Santo segue até o dia 19 de julho, em sua 65ª edição, na comunidade Pericumã. A programação reúne celebrações religiosas, manifestações culturais e momentos de confraternização, mantendo viva uma das mais tradicionais expressões de fé e cultura popular do Maranhão.
O festejo é marcado por rituais como o levantamento do mastro, alvorada das caixeiras, ladainha, missa solene ao Espírito Santo, toque de caixa, rezas e apresentação dos impérios. No encerramento da festa, o derrubamento do mastro e a celebração do forró das caixeiras, uma das manifestações mais autênticas da região. O festejo é uma celebração de fé, devoção e tradição, e reúne centenas de pessoas da comunidade e de outras localidades.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

ESPECIAL SOTAQUES
No Shopping da Ilha, a parceria com o Guaraná Jesus dá continuidade ao São João maranhense nas férias com a campanha “Encantos do São João do Maranhão – Especial Sotaques”. A festança junina segue em celebração as manifestações folclóricas e culturais, durante exposição que convida os visitantes a um mergulho profundo na identidade dessa festividade que no Maranhão ganha características diferenciadas e autênticas de um ritmo reconhecido Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o Bumba-Meu-Boi.
Uma exposição temática sobre a diversidade dos sotaques, as indumentárias, os ritmos, instrumentos e todo um acervo folclórico que pode ser visitado para ver em detalhe, a riqueza cultural local, no Piso L4 do Shopping. Uma experiência interativa que valoriza as tradições e raízes culturais locais, que ainda seguem animando arraiais em alguns pontos da cidade, fazendo a festa para milhares de turistas que visitam São Luís nas férias. A mostra fica em cartaz por todo o mês de julho.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

JOVEM ESCRITORA
A literatura maranhense ganha mais um capítulo, desta vez no audiovisual. O trabalho da jovem escritora Carol Lima, sua trajetória, ganha um minidocumentário, produzido por outro talento da poesia, o premiado escritor Willame Belfort. Um projeto que ganha um novo formato unindo a literatura e o cinema, revelando a poesia dessa maranhense de Santa Luzia, residente na zona rural do município, em relatos sobre sua literatura, memória e identidade, em versos agora produzidos em meio as imagens, paisagens e memórias.
Uma produção com registro do primeiro livro de Carol Lima “A Poesia de Um Instante Inteiro”, lançado pela Lumina Editora, do Rio Grande do Sul. O novo trabalho ainda não tem uma data definida para o seu lançamento, mas deverá integrar literatura e audiovisual em uma mesma experiência artística, aproximando novos públicos da poesia e contribuindo para ampliar a visibilidade da criação literária maranhense em âmbito nacional. No detalhe, Carol Lima e Willame Belfort.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

POLO FLORESTA DOS GUARÁS
A cidade de Porto Rico do Maranhão, famosa pela culinária de pratos simples e caseiros, de pescados, mariscos e crustáceos, com sua forte identitária gastronômica e turística, foi a sede escolhida para o IV Encontro da Agência de Desenvolvimento Turístico do Litoral Ocidental Maranhense – ADETUR.
Realizado no auditório da Prefeitura, na quarta-feira, 15 de julho, o evento contou com a participação de representantes dos municípios integrantes do Polo Floresta dos Guarás, instituições públicas, iniciativa privada, organizações da sociedade civil e parceiros atuantes na região. Dentre as atividades, reuniões internas (eleição) e uma programação de visitas técnicas e passeios turísticos de reconhecimento do potencial turístico do município.
O encontro constrói um forte apelo para a possibilidade de incremento de estratégias de desenvolvimento sustentável para o Polo, alinhado por uma governança regional conjunta atuante. Na foto, Rodrigo Martins (Secretário de Cultura e Turismo de Bequimão), eleito novo presidente da ADETUR.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

EUGES LIMA NO IHO
O historiador e professor de História Euges Lima foi eleito, durante a Assembleia Geral realizada no dia 5 de julho, o mais novo sócio correspondente do Instituto Histórico de Olinda (IHO). Sua indicação foi apresentada pela professora e sócia efetiva Josemary Borba e aprovada pelos membros do sodalício pernambucano.
Ao comentar a eleição, o maranhense Euges Lima declarou sentir-se profundamente honrado com a aprovação de seu nome e agradeceu ao presidente Caesar Sobreira, bem como aos confrades e confreiras da instituição, pela acolhida. O historiador destacou que passa a integrar uma das mais importantes casas dedicadas à preservação da memória, da história e do patrimônio cultural da histórica cidade de Olinda. Na foto, Euges Lima e Josemary Borba do IHO de Olinda.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

TEMPORADA DE FÉRIAS
Com uma programação diversificada que une produções locais consagradas e espetáculos de relevância nacional, a temporada Férias no Teatro Sesc tem espetáculos para públicos de todas as idades, consolidando-se como uma das principais opções de entretenimento e formação de plateia no estado.
A programação que teve início nesta quinta-feira, segue até o dia 31 de julho dividida em três eixos principais: espetáculos voltados ao público infantojuvenil, montagens contemporâneas de forte teor poético e político, e noites dedicadas à comédia stand-up. Os ingressos para todas as sessões já estão disponíveis para compra antecipada por meio da plataforma Sympla.
A abertura da temporada teve início na tarde de ontem (16/07), com o premiado espetáculo “Cada Amigo no Seu Pote”, da companhia maranhense Encanto Coletivo Cultural, com dez anos de trajetória no teatro musical. O espetáculo será apresentado em mais uma sessão na tarde desta sexta-feira, 17 de julho. No palco, uma fábula lúdica sobre empatia, autoconhecimento e celebração da diversidade, voltada para toda a família.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
No Golden Shopping Calhau, um sábado (18) cheio de atividades para o público infantil. As férias seguem com uma programação especial entre brincadeiras, oficinas, desafios e muita interação e diversão para toda a família. Quem comanda a programação é a equipe de recreação Pinturices, com uma agenda repleta de atrações para diferentes idades. Por lá, Campeonato de Bafo (com figurinhas), Oficinas de Caderno Criativo, Corrida de Pula-Pula, além de desafios como a divertida “Charada do Dia”, que premiará os participantes com brindes. As atividades são gratuitas.
Empresas, instituições, organizações, universidades, startups e órgãos governamentais do Maranhão podem concorrer a uma premiação internacional de US$ 30 mil, para desenvolver soluções inovadoras nas áreas de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Estão abertas as inscrições gratuitas para o Go Healthy with Taiwan 2026, iniciativa global que busca identificar projetos com potencial de gerar impacto social e ampliar o acesso a soluções inovadoras em diferentes países. Os interessados podem enviar suas propostas até 5 de agosto pelo site: https://gohealthywithtaiwan.com.br.
Acontece, nesta sexta-feira, às 8h, a abertura solene, do seminário “Porto do Cumbique – Preservar para sobreviver”. A data celebra, o Dia de Proteção as Florestas, sendo o evento, no auditório da Faculdade de História da UEMA, na Rua do Giz, 329, no Centro Histórico de São Luís. Na parte da tarde acontece um ato ecológico e cultural pelo Porto do Cubique, com a participação pesquisadores, cientistas, ambientalistas, pescadores, marisqueiros, docentes, estudantes e a comunidade em geral interessados na preservação da natureza ou sustentabilidade do planeta.
Sabores marcantes, música ao vivo e entretenimento em São Luís durante a segunda edição do Torresmofest, que acontece até o dia 19 de julho, das 12h às 23h, no Shopping São Luís. O maior festival gastronômico itinerante do país ocupa o estacionamento do local com entrada gratuita e uma programação que combina culinária, cultura e lazer.
O prazo para inscrições no edital de seleção artística do Festival de Artes Cênicas Preta do Maranhão foi prorrogado e segue aberto até nesta sexta-feira, dia 17 de julho. A iniciativa irá selecionar 15 propostas para compor a programação do festival, que será realizado de 13 a 17 de outubro de 2026, em São Luís e região metropolitana. O edital completo está disponível no link https://drive.google.com/file/
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Dica de Leitura
COMPASSO BINÁRIO
Autora: Arlete Nogueira da Cruz
Editora: Halley S.A. Gráfica e Editora
Uma visão profunda sobre temas atuais, como o feminicídio e estupro. Uma reflexão sobre o desequilíbrio de uma sociedade onde a violência contra a mulher permeia lares e lugares. O que pode ser feito para mudar esse quadro? A importância da literatura e das artes nesse contexto! Na obra, as andanças de uma mulher idosa e pobre pelo Centro Histórico de São Luís, com reflexões sobre a vida, o abandono da cidade e a passagem do tempo.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
Tenha fé, supere os obstáculos e transite com destino à felicidade!♥♥♥
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


























































