Entre os temas discutidos, as transformações da atividade turística e o desafios enfrentados no desenvolvimento do setor no Brasil

A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Maranhão marcou presença entre os dias 1º e 5 de julho, em Joinville, Santa Catarina, no 3º Encontro de Presidentes das ABAVs Estaduais de 2026, promovido pela entidade nacional. O Maranhão esteve representado pela presidente da seccional maranhense Dayanna Barbosa, que integrou a programação ao lado de lideranças de todo o país, o evento contou com uma agenda voltada ao fortalecimento do associativismo e ao desenvolvimento do turismo brasileiro. Durante a programação, os presidentes participaram de reuniões institucionais, painéis, visitas técnicas e encontros de alinhamento com a diretoria da ABAV Nacional.
O encontro na cidade catarinense foi marcado ainda pela realização do 2º Fórum ABAV-Santa Catarina que reuniu especialistas e representantes do setor para debater as tendências do mercado turístico daquela região, como inovação, competitividade, comportamento do novo viajante e os desafios enfrentados pelo segmento diante das constantes transformações da atividade turística. A agenda também contou com a participação de representantes do poder público e da iniciativa privada, fortalecendo o diálogo entre as entidades que atuam na construção de políticas e iniciativas voltadas ao desenvolvimento do turismo nacional.

Além das atividades técnicas, os participantes realizaram visitas institucionais a importantes atrativos turísticos de Joinville, como a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, o Museu da Dança e o Parque Hemerocallis, conhecendo exemplos de gestão, preservação cultural e desenvolvimento turístico que podem servir de inspiração para outros destinos brasileiros.
Segundo a presidente, Dayanna Barbosa, o encontro reforçou a importância da integração entre as entidades estaduais, assim como uma construção conjunta de estratégias para o fortalecimento do setor. “Acompanhar de perto as discussões que impactam diretamente o turismo brasileiro e o trabalho das agências de viagens é fundamental na nossa caminhada de trabalho. É importante assimilar novas ideias, boas práticas, isso nos motiva a desenvolver ações que possam fortalecer o mercado local, ampliando oportunidades para os associados e contribuindo para o crescimento do turismo maranhense”, enfatizou Dayanna.
Edição: Redação JP Turismo


























































