Sabe aquela comidinha caseira vendida no quintal de casa? Ficou ainda melhor. O projeto Quintais Criativos – territórios de afeto”, desenvolvido pelo Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas (IESTI), promoveu a capacitação de pequenos empreendedores de São Luís que transformaram seus quintais em espaços gastronômicos.
Trata-se de uma ação educativa empreendedora de forte impacto social e econômico que visa fomentar pequenos empreendimentos que fortalecem a identidade de São Luís, por meio da gastronomia nas zonas urbana e rural. O objetivo é potencializar a arte de fazer comida em um negócio.
A iniciativa nasceu dentro de outro programa maior do IESTI, o Patrimônio em Rede e os Guardiões da Memória e contou com diversas parcerias como o Sebrae/MA, o Senac e a Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias de Turismo; de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais e da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Luís.
Foram dois meses de capacitação em diversas áreas como finanças, boas práticas em alimentação, primeiros socorros em incêndios, marketing digital e outras, concluída no final de agosto, com direito a certificação. “Nós maranhenses gostamos de ambientes simples que nos tocam como estes sete quintais criativos que o IESTI está incentivando. A ideia é que o projeto se estenda a outros quintais da nossa cidade e se transforme num roteiro gastronômico também para turistas”, disse o presidente do IESTI, Aziz Santos.
“Já fazíamos o frango desossado por encomenda. E na época da pandemia começamos a oferecer aqui no nosso quintal que se transformou neste ambiente aconchegando e que lota nos finais de semana”, conta o Tom Siqueira, do Quintal do Tom, ao destacar a importância da capacitação.
Entre os tipos de comidas oferecidas estão: pães doces, geleias e conservas, galinha caipira no pote, pato, porco, mocotó, feijoada, carne de sol, camarão alho e óleo, frango desossado recheado e não poderia faltar, a deliciosa juçara.
Participaram do projeto sete empreendimentos gastronômicos: Casa de Elena (Gapara, zona rural), Quintal de Yayá (Sá Viana), Lá em Casa (Liberdade), Quintal do Tom (Vinhais), Restaurante Praia do Cajueiro (zona rural), Espaço Trem das Onze, Quintal com Juçara (Centro Histórico).
Texto: Franci Monteles
Edição: Gutemberg Bogéa