Na última terça-feira (19), o Auditório do CEP São Luís foi palco do primeiro dia da Maratona Senac de Inovação, Edição 2025. O evento reuniu estudantes de turmas do Núcleo de Tecnologia, Centro de Ensino Profissional e Restaurante Escola, em um ambiente colaborativo, com atividades voltadas ao desenvolvimento do pensamento criativo e ao estímulo do trabalho em equipe, aplicadas, posteriormente, na elaboração de soluções inovadoras para um desafio proposto pela Maragames, uma empresa maranhense de jogos.


A programação se iniciou com as boas-vindas aos estudantes, uma apresentação dos objetivos da maratona e a introdução aos mentores e facilitadores do projeto. Em seguida, aconteceu o Workshop de Introdução ao Design Sprint (metodologia que será utilizada para a resolução do problema), ministrado por Gabriel Nojosa, fundador da Mais Education, empresa do ramo de educação financeira.
Após as primeiras apresentações, os estudantes foram divididos em grupos de trabalho, onde iniciaram a fase de entendimento e mapeamento do problema proposto. Em seguida, realizaram o refinamento de ideias e escolheram a melhor solução para construir um protótipo e, posteriormente, testá-lo.
A Maratona da Inovação 2025 é um importante espaço que permite o desenvolvimento dos estudantes de maneira prática e criativa, explica Mildemberg Matos, Coordenador do Núcleo de Tecnologia: “A Maratona Senac de Inovação é um projeto de grande relevância porque cria um espaço em que os participantes podem experimentar, criar e aplicar conhecimentos na prática, indo além do aprendizado tradicional. É um desafio colaborativo para os nossos alunos na criação de soluções inovadoras para problemas reais. Ela contribui para uma formação mais completa, porque desenvolve não apenas conhecimentos técnicos, mas também habilidades interpessoais e visão estratégica, tornando os participantes mais preparados para os desafios atuais e futuros do mundo do trabalho”, conta o Coordenador.
No decorrer da maratona, as equipes ainda participarão do Workshop de Pitch, para aprender a estruturar suas apresentações e praticá-las sob a orientação de seus mentores. Todas essas preparações visam o último dia da maratona, que acontecerá nesta sexta-feira (22), quando os estudantes irão expor seus trabalhos para uma banca avaliadora, que apontará os pontos fortes e as áreas de melhoria de cada apresentação e, por fim, premiará a melhor ideia.
Texto: Beatriz Diniz