O espetáculo Via-Sacra do Grita (Grupo Independente de Teatro Amador) foi concebido no ano de 1981, com o objetivo de traduzir o sentimento libertário da Paixão de Cristo para a população, pelo idealismo de jovens artistas, como Gigi Moreira, Cláudio Silva e Zezé Lisboa, contando, na trajetória, com outros alterosos, que nem o professor e ator Nathan Máximo. Para dar mais força ao sucesso, centenas de moradores do Anjo da Guarda e região colaboram com a execução da peça, entre atores, produção e equipe técnica. A montagem percorre cerca de 2 km de ruas do bairro, com atos encenados em várias localidades. Neste ano, acontecerá a partir das 18 horas de hoje (28.3.) e amanhã, na sexta-feira Santa (29.3.)
Tratando sempre da voz e do corpo da comunidade, ressalta-se que a dramatização da via-crúcis, que retrata os últimos momentos de Jesus na Terra, é interpretada por elenco formado por atores da própria comunidade e que todos os anos atrai milhares de pessoas. Com a apresentação dos diretores cênicos do projeto, a comunidade comemorou novamente a exibição da Via-Sacra, que neste ano terá como tema “Humanidade: uma Poética de Expressão Coletiva”, versando, sobre como a humanidade é a base para a convivência em sociedade.
O espetáculo grandioso muda a dinâmica do bairro, aproxima mais os moradores, que iniciam os preparativos dos cenários, ensaios e reuniões, e colaboram, consideravelmente, para o aumento do faturamento do comércio da região. Pode-se dizer que falamos de uma história de amor encenada que tem como palco as ruas e praças do bairro e sempre teve substancial apoio dos comunitários, que participam não somente nos dias do evento, mas, também, das ações e bastidores, já que a colaboração começa meses antes.
Tudo começou em 1981, que daria anos mais tarde um dos temas expressivos para a Via-Sacra: Da Poeira do Palco. Com mais traquejo dos cabeças da encenação, consolidou-se: 1.º Ato: na Praça Recanto da Paixão, com o Sermão da Montanha; 2.º Ato: Caminhada de Ramos/Entrada de Jerusalém, na Av. Dinamarca; 3.º Ato: odaliscas, prostituta, os vendilhões no Templo, com a memorável repreensão de Jesus a Barrabás, e sacerdotes querendo pegar o Messias numa contradição, no episódio em que a mulher adúltera seria apedrejada até morrer pela turbamulta: “Atirai a primeira pedra, quem nunca pecou!”, no Largo do Teatro Itapicuraíba; 4.º Ato: Santa Ceia, Conspiração, Jesus perante Caifás, etc.; 5.º Ato: Mulheres de Jerusalém, Verônica e Simão Cireneu, na Av. Odylo Costa, filho; 6.º Ato: Corredor da Reflexão, na Rua Palestina; e 7.º Ato: Encontro de Jesus com Maria, Crucificação, Enforcamento de Judas e Ressurreição o de Jesus.
Acompanhando, há muitos anos, a Via-Sacra, com sua relevância para a Cultura e o Turismo do Maranhão, o JP Turismo augura uma edição grandiosa para a Via-Sacra do Anjo da Guarda, já celebrando, na Semana Santa, um dos maiores espetáculos ao ar livre do Brasil!













































































