Lua Crescente
“Vamos assistir mais um milênio entrar/O planeta se renovar/Que privilégio estarmos aqui/Vivos, no Brasil”, Joyce Moreno
******************X********************
Neste sábado (12), a Tribo de Jah inicia a turnê de 40 anos da banda por Natal, no Rio Grande do Norte. Com quatro décadas de carreira, a banda pioneira do reggae nacional já levou seu som para mais de 40 países, sendo a única a se apresentar no maior festival de reggae da Jamaica, o Sunsplash. E segue na estrada para celebrar e cantar sucessos como “Uma Onda que Passou”, “Regueiros Guerreiros”, “Morena Raiz” e “Bora Chamegar”. A turnê 40 anos contará com a formação da banda original. Além de Aquiles Rabelo (baixista), Netto Enes (guitarrista) e João Rodrigues (baterista), o tecladista Francisco Guilherme (Frazão) está de volta. Os shows já confirmados passam por cidades brasileiras do Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Maranhão.
******************X********************
Marcando o início da temporada de 2025, a banda Samambaia Jazz ocupará o palco do Ao Redor Bistrô, para uma noite que celebrará a música e a cozinha, nesta sexta-feira, 11 de abril, às 20h. No quesito gastronomia, o Ao Redor Bistrô (Rua Godofredo Viana – Centro) é especialista em slow food, o tipo de cozinha que a chef (e cantora) Tássia Campos oferece tem como prioridade resgatar uma culinária mais focada na apreciação da comida e valorizar a cadeia de produção envolvida, melhorando a qualidade do resultado.
Já a Samambaia promete apresentar um show novo, que marcará o início de seus trabalhos autorais. O grupo, formado por Diogo Nazareth, Fernando Moreira, Jeff Soares e Gabriel Oliveira, é um laboratório instrumental de experimentos sonoros no jazz e fora dele, com apresentações principalmente nas ruas do Centro Histórico de São Luís. Ingressos: (98) 98875-02509.
******************X********************
Celebrando o símbolo universal da Cultura Popular Brasileira, o cantor e compositor Tutuca Viana dedica um álbum integralmente ao gênero musical Samba e fará o lançamento da obra com show inédito, chamado “O Samba não tem hora!”, no próximo dia 17 de abril, às 20h, no Teatro João do Vale – Praia Grande.
No palco, Tutuca Viana, acompanhado de banda, receberá Léo Viana, Marconi Rezende e Nivaldo Santos em participações especiais. A entrada é franca.
Apostando em toda riqueza e versatilidade que o gênero musical possui, Tutuca Viana acredita que o grande diferencial deste novo álbum seja a sua própria verdade, o seu jeito de tocar Samba. Beber dessa fonte inesgotável do Samba costuma causar fazer bem, pois é muito mais do que música, é cultura e movimento. Alimenta a alma da gente com bons sentimentos e muita inspiração.
“O Samba não tem hora!” está disponível em todas as plataformas digitais.
******************X********************
Notáveis artistas do Maranhão, capítulos na história da Música Popular Brasileira, que atravessam gerações… Juntos, Joãozinho Ribeiro, Chico Saldanha, Josias Sobrinho e Sérgio Habibe apresentam show inédito, na arte do encontro em QUATRO 70! Dia 23 de abril, quarta-feira, 20h, no Teatro João do Vale – Centro Histórico.
Entrada franca. Retirada dos ingressos até 1h antes do espetáculo. Classificação livre. QUATRO 70 é uma iniciativa incentivada pela Lei Paulo Gustavo/Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA).
******************X********************
A peça Simples Assim retorna aos palcos do Brasil em uma turnê por 5 cidades, em 5 diferentes estados do país. A montagem retorna para o cenário teatral nacional nas seguintes cidades: Manaus, São Luís, Recife, Campina Grande e Cuiabá. O espetáculo é apresentado pela Bradesco Seguros desde sua estreia.
Em São Luís, o espetáculo acontece nos dias 18, 19 e 20 de abril no Teatro Arthur Azevedo, sexta e sábado às 21h e domingo às 19h. Os ingressos custam a partir de R$ 40,00 (inteira popular) e R$ 20,00 (meia-entrada popular), e estão à venda através do site ingressodigital.com.br. Teremos intérprete de libras e audiodescrição na sessão do dia 20 de abril.
Baseado na obra de Martha Medeiros, o texto foi adaptado pela própria autora, ao lado de Rosane Lima. No elenco, estão Julia Lemmertz, Georgiana Góes e Pedroca Monteiro, sob a direção de Ernesto Piccolo.
******************X********************
Nesta sexta, dia 11 de abril, o Cinema Sesc (Deodoro) apresenta ” Mussum, um filme do Cacildes”, com classificação livre, das 18h às 19h40. O filme mostra a trajetória do músico e comediante Mussum como vocalista do grupo “Os Originais do Samba” e como membro de “Os Trapalhões”, grupo que revolucionou o humor na televisão brasileira. Após a exibição, teremos uma roda de conversa sobre o tema com a documentarista Rose Panet e o músico e sambista Nivaldo Santos. A entrada é gratuita.
******************X********************
Check In
*O/A Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras acontece todos os domingos, ao vivo, de 7h às 9h da manhã na Rádio Timbira, 95,5FM. O programa tem criação, produção, apresentação e operação musical da jornalista e DJ Vanessa Serra. Acompanhe no dial do seu rádio, Rádio Timbira, 95,5 FM, no site www.radiotimbira.ma.gov.br. E pelo instagram @vanessaserrah. O programa é inspirado nas tradições dos folguedos populares e nas lembranças musicais afetivas; destaca-se a produção fonográfica brasileira dos anos 40 a 90, e recortes do Maranhão; só vinis.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leia mais no www.vanessaserra.blog.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!
******************X********************