A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis fez um levantamento sobre ocupação nacional dos hotéis para o carnaval 2021, mesmo com as restrições e cancelamentos da festa em grande parte do país. Segundo a ABIH, os números em todo o país estão muito abaixo dos índices de 2019 e de anos anteriores devido aos efeitos da pandemia.
Na cidade do Rio de Janeiro, a ocupação não deve ultrapassar os 50%. Em 2020, a ocupação nos hotéis cariocas tinha ficado, em média, em 93%, chegando perto de 100% durante o período. A ocupação neste verão, por sua vez, vem sendo de 40%.
Em São Paulo no Carnaval, o estado segue a mesma tendência do Rio de Janeiro. Com o cancelamento da festa oficial e de qualquer evento e também do ponto facultativo na capital, a cidade deve ter uma ocupação muito abaixo de anos anteriores.
No Ceará, o Carnaval, que está suspenso pelo governo do estado, em anos anteriores chegava em média a 70%, mas nesse ano, a expectativa é atingir apenas 40%; A cidade de Fortaleza terá índices muito menores que em anos passados: em janeiro atingiu apenas 55%.
Em Salvador, principal destino baiano no período, e em diversas cidades, com a suspensão das festas de Carnaval, a ocupação hoteleira na Bahia, durante toda a alta temporada, deve ficar em cerca de 70% menor do que foi em 2020.
O cenário é semelhante em Pernambuco, com o cancelamento das prévias e das festas de Carnaval pelas autoridades, a ocupação hoteleira durante as festas que em anos anteriores nos principais destinos do estado, Recife e Porto de Galinhas chegava a 97%, em 2021 não deve ultrapassar os 60%.
Setur oferta novos cursos no Centro Histórico


Ser bem atendido é uma opção que o turista deseja quando chega no seu destino. Pensando nisso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), está oferecendo novos cursos destinados ao trade do Centro Histórico de São Luís.
Nos dias 15 e 16 de fevereiro, trabalhadores informais da Praia Grande poderão participar gratuitamente dos cursos de Atendimento ao Turista e de Manipulação de Alimentos. A ação faz parte do Projeto de Ordenamento da Praia Grande em parceria com a Blitz Urbana.
Seguindo todos os protocolos de higiene, distanciamento e medidas preventivas contra o coronavírus, os cursos serão ministrados presencialmente no auditório do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), no turno vespertino, com duração de 4h.
Os interessados poderão se inscrever no Curso de Informações Turísticas através do link: https://forms.gle/s5tRZgFuqvDCz8eT9 . E no Curso de Manipulação de Alimentos, no link: https://forms.gle/wxCEMfhPrVqPaRBP6
Informações: 98 98584 9669 ou pelo e-mail: maisqualificacaoturismo@gmail.com