Lua Cheia
“o sucesso do amanhã é um comércio/que desconheço como poeta/não me cabe exercitar a beleza do futuro/ou colorir utopias quase sempre alheias./eis o preço que pago por trazer comigo/o presente em estado de emergência”, Celso Borges
************************************X************************************
Ali no esplendoroso Convento das Mercês, localizado na Rua Palma, Desterro, acontece o Choro, Samba e Outras Bossas. Projeto que chega à sua 10ª edição, homenageando os artistas da terra aniversariantes do mês de abril. No palco, os artistas: César Nascimento, Andrezinho do Acordeon, Adriana Bosaipo, Itaércio Rocha (foto), Allyson Ribeiro, Carlinhos Arafé, Celia Maria, Quirino, Jailson Pereira, Léo Viana, Elizeu Cardoso e a animação da Banda Choro, Samba e Outras Bossas e do Quarteto Crivador. A promoção é do Governo do Maranhão, por meio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB). Começa às 19h e tem entrada solidária, com doação de 1kg de alimento não perecível ou fraldas (infantis ou geriátricas). As doações serão destinadas ao Hospital Aldenora Bello.
************************************X************************************
A cantora Anna Cláudia (foto), Luiz Alexandre Nunes (violão), João Neto (flauta) e Carbrasa (percussão) estão em Bossa e outras canções, nesta quinta-feira, 25, no Miolo Bar – Av. Litorânea. E nesta sexta-feira, 26, no local, tem Zeca do Cavaco e o quarteto Miolo tocando Paulinho da Viola. O sábado por lá também é inspirador, com uma homenagem a Cartola e Lupicínio Rodrigues de Jorge Reis e Heriverto. Começa sempre às 20h.
************************************X************************************


O paraense, radicado no Maranhão, Luiz Claudio, craque da percussão, lança primeiro álbum autoral. Artesão de conexões originais entre ritmos e sonoridades da cultura popular e da música eletrônica, o percussionista assume os vocais e o verbo em “O Som É Cruel”. O disco chega às plataformas, nesta quinta-feira, 25 de abril. O paraense Allan Carvalho, o paulista Otávio Rodrigues, o potiguar Yrahn Barreto e os maranhenses Fernando Santos, Madian e Zeca Baleiro são alguns dos parceiros que também participam do álbum, além de artistas como Anna Cláudia, Djalma Chaves, Elizeu Cardoso, Regiane Araújo, Canta Boddenberg (Alemanha), Manlio Macchiavello (Itália) e Noite. Com direção artística de Luiz Claudio e Zeca Baleiro, “O Som É Cruel” destaca ritmos tradicionais da música maranhense como Tambor de Mina, Tambor de Crioula, Tribo de Índio e Boi de Caixa, em combinações originais com a música eletrônica. Soul, Reggae, Ska, R&B e Funk também fazem parte das experimentações sonoras do artista.
************************************X************************************


O cantor e compositor César Nascimento e a sua Renata Gaspar estão em São Luís, em uma breve temporada. Na agenda, uma visita aos Lençóis Maranhenses, ensaio dos bumba-meus-bois entre outros compromissos com amigos e familiares. Além da gravação do clipe: Vem, Maninha. saber, o artista tem entre os recém-lançamentos dois EPs: EPedra e É Pra São João, em todas as plataformas digitais. Siga-o no Instagram: @cesarnascimentoartista. No detalhe, César Nascimento e Renata Gaspar compartilhando uma experiência gastronômica no Caçarola Bistrô – Rua de Nazaré, Centro.
************************************X************************************


Vem aí a 4ª edição do Festival Feminino, com foco na música instrumental, em circuito nacional passando por Belém (PA), São Luís (MA), Vitória (ES) e São Paulo (SP). Toda programação é gratuita. Toda programação, em breve, será divulgada e podemos acompanhar pelo www.instagram.com/festival.feminino. Na capital maranhense, o Festival Feminino será de 9 a 11 de maio deste ano. E contará com mostra de filmes, de curtas-metragens infanto juvenil, com temáticas ligadas ao festival, em sessões às 11h, nos dias 9 e 10, no Cine Sesc Deodoro. Na sexta e sábado, dias 10 e 11, no lindíssimo Teatro Arthur Azevedo, shows da Funmilayo Afrobeat Orquestra, Lívia Mattos (foto) e das musicistas locais Thaynara Oliveira e FemmeFusion, tudo com projeções da VJ Ana Waléria. A discotecagem está por conta das DJs Gabriella Leão e Vanessa Serra e performances poéticas com Áurea Maranhão e Debs Poeta.
************************************X************************************
Check In
*O espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto’ (RJ) tem nova sessão hoje, 25, em São Luís, no palco do Teatro João do Vale – Centro histórico. Os ingressos podem ser retirados no link: https://linktr.ee/3maneirasteatro – e, também, presencialmente, na bilheteria do teatro (uma hora antes de cada sessão).
*Um programa inspirado nas tradições dos folguedos populares e nas lembranças musicais afetivas, onde destaca-se a produção fonográfica brasileira dos anos 40 a 90, e recortes do Maranhão; só vinis. É o Alvorada – Paisagens e Memórias Sonora, todos os domingos, de 7h às 9h da manhã na Rádio Timbira, 95,5FM. O programa tem criação, produção, apresentação e operação musical da jornalista e DJ Vanessa Serra. Acompanhe no dial do seu rádio, Rádio Timbira, 95,5 FM, no site www.radiotimbira.ma.gov.br. E pelo instagram @vanessaserrah.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leia mais no www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!
************************************X************************************