Focada no turismo criativo, a instituição quer ser um hub de soluções para o empreendedor do setor no estado, em um futuro bem próximo
Bem antes da pandemia da Covid-19, o Sebrae no Maranhão já trabalhava com as novas tendências para o turismo e que, hoje, estão se consolidando como diretrizes mundiais para o setor, como é o caso dos destinos inteligentes. Agregado a isso, a instituição delineou a coluna vertebral para os seus projetos e ações da área – o turismo criativo – e para dinamizar ainda mais a sua atuação no estado, redefiniu suas estratégias a partir deste ano.


Após reflexões do trabalho já realizado nos quatro polos turísticos onde tem intensificado suas ações nos últimos anos – São Luís, Lençóis Maranhenses (Rota das Emoções), Floresta dos Guarás (Litoral Ocidental) e Chapada das Mesas, o Sebrae quer reforçar ainda mais o seu posicionamento como instituição que apoia a competitividade turística, promovendo e fomentando o desenvolvimento sustentável do setor no estado, conectando o trade e capacitando os empreendedores para um processo contínuo de melhoria, com inovação e aporte de tecnologia – tanto nos destinos quanto nos produtos turísticos.
Para alcançar o seu objetivo, o Sebrae definiu estratégias para nortear os trabalhos, elencando quatro principais eixos: organização e fortalecimento de governança para o turismo; desenvolvimento e gestão empresarial; desenvolvimento e inovação de produtos e serviços, além da promoção para o mercado.
“Todas as ações da instituição pensadas para o turismo, a partir de agora, serão direcionadas por esses quatro principais eixos estratégicos e dentro do nosso planejamento estão pressupostos como cooperação e parcerias, soluções aplicáveis e continuidade dos processos, bem como inovação, segurança e sustentabilidade, para citar alguns”, aponta o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, que coordena diretamente as ações institucionais voltadas para o setor do Turismo no estado.
Na verdade, o que o Sebrae busca como visão de um futuro bem próximo – mais precisamente para o final de 2022, é ser um hub de soluções para o empreendedor turístico maranhense, com foco na sustentabilidade e no fortalecimento da identidade regional, estimulando o trade a alcançar a excelência na oferta dos destinos e produtos com vistas a incrementar a competitividade nos mercados nacional e internacional.
“Já estamos caminhando nesse sentido desde 2019, quando ampliamos o nosso foco e partimos para o turismo criativo, relacionando ações das áreas do turismo, da economia criativa e da inovação, sempre mantendo a interlocução muito próxima com os empreendedores do setor nos quatro polos turísticos que escolhemos como prioritários, primeiro por causa da nossa atuação ao longo dos anos nesses territórios e segundo pela organização maior do trade, com oferta de serviços turísticos mais estruturados”, Borralho.
“Não esquecemos, também, do turismo rural que está no nosso escopo de trabalho e onde temos demandas significativas em diversos munícipios, tanto dos polos prioritários quanto dos demais que também trabalhamos por meio de nossas 12 regionais no estado. Nesse segmento específico, vamos atuar também via Agronordeste, já que o turismo rural está previsto no programa do governo federal, ao qual o Sebrae executa as ações em 90 munícipios maranhenses”, continua o diretor.


Conexões e inovação
Dentro dessa perspectiva do turismo criativo, que gera conexões em toda a cadeira produtiva do setor, o Sebrae realizou alguns eventos interessantes nos últimos anos, . Em São Luís, por exemplo, em 2019, a instituição trazia o Hackatour, uma maratona com ampla programação focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para negócios do setor turístico, criação de startups e estímulo à inovação. Um evento que foi um sucesso, unindo o público ligado ao turismo (trade local, instituições e entidades do setor, estudantes e professores) e os criativos da inovação e tecnologia, como programadores, desenvolvedores e designers.
“O evento aconteceu no SebraeLab, um espaço físico que o Sebrae disponibiliza para a sociedade maranhense no intuito de promover essas conexões salutares para o cenário da economia criativa e do ecossistema de inovação”, sinaliza Mauro Borralho.
No mesmo ano de 2019, em Tutoia e Barreirinhas, o Sebrae mostrava uma nova maneira de movimentar a cena cultural das duas cidades que integram a Rota das Emoções, e apresentou o inovador Urban Hacking, uma grande “invasão urbana” de muita cultura que colocou a comunidade como a grande protagonista das ações, provando que o turismo tem uma força maior quando a população do lugar está diretamente envolvida.
Para este ano, o Sebrae idealizou uma grande ação de ocupação urbana, de conexão cultural que busca engajar toda a cidade de São Luís, focado nos eixos do turismo, cultura e economia criativa. “O Mobiliza SLZ vai agregar um grande número de eventos pela cidade, com conexões, geração de oportunidades e uma ampla rede de apoio a esses segmentos que foram bastante impactados pela pandemia. Nesta semana, apresentamos o projeto para alguns integrantes da equipe de governo da Prefeitura de São Luís e, provavelmente, teremos o poder público local como um dos nossos grandes parceiros nessa ação que será um movimento da cidade, para a cidade e pela cidade”, informa o diretor técnico do Sebrae.
Texto: Samme Ribeiro