A cidade de Bacabal, a 240 quilômetros de São Luís, a Jamaica Brasileira, vai ser o palco e cenário do lançamento do segundo álbum da cantora maranhense de reggae Lady Conceição, que acontece no Van Guarde, a partir das 21 horas, no sábado, dia 14 de dezembro, no “Bacabal Fest Show”, com várias atrações incluindo o cantor jamaicano Norris Cole, o seu filho Norris Cole Junior e a Radiola FM Natty Nayfson. Para os milhares de regueiro de Bacabal, a Princesa do Mearim, Lady promete um super show: “estamos a mil, afinadíssimos”.


Intitulado “Falling Apart”, o álbum conta um diferencial, o CD e Disco Compacto, que foi produzido pelo jamaicano Sydney Crooks e está sendo lançado pelas gravadoras VPAL, VP Records e Pioneer Internacional.


O novo álbum de Lady Conceição, com 14 faixas, está a venda na loja Music Play na Rua do Passeio, no centro da cidade São Luís, e também foi disponibilizado em todas as plataformas digitais: Spotify, iTunes, Youtube Music, Google Play, Deezer, Amazon Music, dentre outras.


Com referências e experiências no reggae, a cantora Lady Conceição é casada com o Jamaicano Norris Cole, também conhecido como Sydney Crooks, com quem tem um filho de 18 anos. Ela morou na Jamaica durante um ano, onde gravou alguns hits com dois grandes produtores da história da música jamaicana, o Joe Gibbs e Sydney Crooks.


Ainda no “Bacabal Fest Show”, Norris Cole, a lenda do reggae, vai lançar o seu novo álbum “Forward”, já disponível em CD e Vinil na loja Music Play, localizada na Rua do Passeio, no centro de São Luís. O álbum está também disponível para download em todas as plataformas digitais.
Norris Cole foi o fundador do The Pioneers, em 1962, e de hits como “Give Me Little Loving” , “Long Shot Kick the bucket”, impulsionados com por sua visão do reggae.
Mais de cinco décadas depois, Norris continua dinâmico e com “Forward” põe em prova sua verdadeira experiência e perseverança pelo reggae. Um capítulo a mais em sua carreira de sucesso, como o seu recente álbum “Peace Justice Liberty” – uma coleção poderosa de músicas de Roots, Reality e Love, que são embaladas em tons tradicionais e que exalam ainda um toque progressivo que agrada a todas as gerações.
Cole trabalhou continuamente com os melhores e mais significativos nomes do reggae como Joe Gibbs, que permitiu uma forte ligação com os veteranos da música e da indústria do reggae.
Compositor, cantor, produtor e arranjador, Norris nasceu em Westmoreland, na Jamaica, e mudou-se para Kingston, a capital mundial do reggae, onde travou contato com alguns dos grandes nomes do reggae como Desmond Dekker, Derrick Morgan, Bob Marley, Toots e os Maytones, entre outros.
Logo formou a sua própria banda, The Pioners, integrada por seu irmão Derrick Crooks e por Winston Hewitt. Em 1966, custeou sua primeira sessão de gravação no estúdio Trasure Isle.
Com a canção “Good Nanny” se tornando um hit na Jamaica”, Norris começou a trabalhar para os maiores artistas como o saudoso Delroy Wilson, os Heptones, os Cabley e Alton Ellis.
Logo após, ele entraria novamente em estúdio para gravar a música “Il never come running back to you no more”, quando conheceu o lendário Joe Gibbs e fez sua terceira gravação chamada “Give me a little loving”, que fez um sucesso tanto na Jamaica quanto no Reino Unido. Após esse sucesso veio o grande estouro quando alcançou o topo das paradas britânicas com a canção “Long Shot kick the bucket”.
Nessa época migrou com seu grupo para o Reino Unido e sucessivamente para toda a Europa. Por volta de 1971, Sydney Crooks agora popular e conhecido como Norris Cole lançou-se uma nova carreira agora como produtor e compositor. O primeiro cantor a produzir foi Gregory Isaacs, outra lenda do reggae, que faleceu em 2010, aos 59 anos, vítima de um câncer. Norris produziu ainda Marcia Griffiths, os finados Dennis Brown e Delroy Wilson, Justin Hinds, Sanches e Owen Gray.
Texto: Benedito Lemos Júnior
Edição: Gutemberg Bogéa