Um novo cartão postal para capital maranhense entra em fase de finalização

O local será o mais novo espaço de cultura, arte, entretenimento e vivência de São Luís

A obra na antiga sede da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), localizada na Avenida Beira-Mar, está prestes a ser entregue para a população maranhense. O projeto elaborado pelo Governo do Maranhão é de criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com investimentos de R$ 7,5 milhões, originários do Tesouro Estadual.

Na montagem dos espaços haverá restaurante no andar superior e uma cafeteria no térreo – Foto: Reprodução

A restauração do prédio está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, com historiadores, sociólogos, arquitetos e engenheiros. Sem tirar as características originais da edificação, a obra ganhou serviços de pintura, instalação de forros, divisórias, vitrais e ladrilhos restaurados. Além de museu ferroviário, exposição de quadros, pintura, arte contemporânea, artesanato, e de um polo tecnológico, haverá restaurantes, cafeterias e sorveterias.

Na última, sexta-feira (30), o govenador do estado, Flávio Dino, informou por meio da sua rede social que a obra está em fase de finalização. “Estamos concluindo mais um importante trabalho de restauração de um edifício histórico do Maranhão: a nossa estação ferroviária da RFFSA, no Centro de São Luís. Lá funcionarão um museu e ambientes com tecnologias diversas em meio a espaços de entretenimentos, vinculados ao Casarão Tech Renato Archer”, afirmou Dino.

A reforma do prédio é a fase final da revitalização do Complexo Ferroviário da Avenida Beira-Mar. Em 2018, o governador Flávio Dino entregou a reforma da Praça Gomes de Sousa, inaugurando a Praça Joãosinho Trinta que faz parte de todo o complexo que será finalizado.

O Secretário do Estado da Cultura Anderson Lindoso, também usou as redes sociais para falar sobre o espaço. “Os trabalhos feitos na RFFSA está muito bonito. Obra finalizando e montagem dos espaços acontecendo. Conclamo a todos que acompanhem a reta final até a inauguração”, comentou entusiasmado, o secretário Linsoso.

A antiga sede da Estação João Pessoa foi inaugurada no ano de 1929, o prédio da RFFSA estava até então deteriorado e abandonado em uma das regiões mais privilegiadas do Centro Histórico. No local, centenas de maranhenses se deslocavam diariamente para os mais diversos bairros da cidade, entre a estação da Beira-Mar e a Estação do Tirirical de onde partiam diariamente também para outras cidades do Maranhão.

Ambientes restaurados seguindo características originais de sua edificação – Foto: Reprodução

A RFFSA foi extinta em 2007, o trem parou sua linha viária na década 80, o prédio por permaneceu fechado por muitos anos, foi reaberto abrigando por um determinado período o Plantão Central. ocupado por órgãos da Secretaria de Segurança Pública estadual.

Texto: Isabella Mendes – Estagiária JP Turismo



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *