Um dos setores mais impactados pela pandemia, o turismo projeta fechar 2021 com um faturamento de quase 70% com relação a 2019, quando o setor movimentou 95 milhões de viagens no país, segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagem – Abav.


Marcando este momento de retomada, a Abav realiza, no Centro de Eventos do Ceará, a Abav Expo & Collab 2021, entre os dias 06 e 08/10. O evento traz um novo padrão para o setor, com formato híbrido, conjugando atividades presenciais e virtuais em plataforma que espelhará toda a programação de pavilhão e capacitação. O evento também marca a volta ao modelo itinerante que consagrou os eventos da Abav anos atrás.
Uma missão composta por 88 empresários dos polos São Luís, Lençóis-Munim, Floresta dos Guarás e Chapada das Mesas, além de técnicos do Sebrae, estará em Fortaleza/CE participando do evento, com expectativas muito positivas para este momento de recomeço. Além destes, está prevista a presença institucional da Secretaria de Estado da Cultura, com o tradicional estande do Maranhão na área de expositores, este ano com movimentação mais restrita em respeito aos protocolos de saúde.
Serão três dias de capacitação e relacionamento, com uma programação focada na atualização com os lançamentos e tendências do turismo, especialmente no campo sanitário, tendo a participação de mais de 140 marcas nacionais e internacionais, mais de 80 expositores e a adoção de rígidos protocolos planejados para garantir segurança máxima aos participantes.
O evento é o mais completo, tradicional e importante do turismo brasileiro. Com mais de 3 mil associadas, entre agências de viagens e operadoras, a Abav aglutina negócios que respondem por mais de 80% das vendas do mercado turístico. A Abav Expo & Collab foi formatada para absorver as demandas da cadeia produtiva, proporcionando contato direto com diferentes players do setor, em ambiente propício à realização de negócios, à aquisição de conhecimento e relacionamento.
Para facilitar a participação, a Abav Nacional em parceria com suas unidades estaduais, está apoiando a ida de caravanas com subsídios e condições vantajosas para o deslocamento, seguros-viagem e hospedagem.
“Estamos realizando nosso encontro com a ideia de reconectar o trade e possibilitar que os negócios voltem a acontecer com maior força. Junto com o Sebrae, estamos organizando a missão maranhense à Abav 2021, trabalhando com todos os cuidados para que a participação seja o mais produtiva e exitosa possível, dentro de critérios de segurança máxima para todos, colocando em prática padrões que serão uma rotina para a cadeia do turismo daqui para frente. Trabalhamos um evento feito por agentes de viagens para agentes de viagens, focando suas necessidades neste momento e os padrões para o futuro”, afirma Jansen Santos, presidente da Abav/Maranhão.
Retomada dos negócios e formato inovador animam trade
Com um formato Inovador, a Abav 2021 foi projetada em total alinhamento com as restrições ainda impostas pela pandemia. O evento deste ano terá modelo híbrido, com participação presencial limitada a um fluxo diário de três mil pessoas simultaneamente. Terá fiscalização permanente dos protocolos de biossegurança e uma programação virtual, que espelhará toda a movimentação dos espaços físicos.
Na área de exposições, os estandes serão dispostos em formato de ilha, com distanciamento mínimo de quatro metros. Já no tradicional Lounge da Abav, o fator conectividade permitirá o descanso e acompanhamento das capacitações da Vila do Saber. Todos os eventos da Vila serão presenciais, com público limitado e transmitidos online. As palestras terão de 50 ou 80 minutos de duração. Entre um e outro evento, as salas da Vila do Saber serão higienizadas.


Aspectos como esses animam os participantes da missão maranhense, dentre estes, Raphaela Dias Barbosa, da Taguatur Turismo. “A Abav Expo 2021 é a mais especial de todas que já participei, por significar para nós uma espécie de renascimento do turismo neste momento da pandemia. Fomos muito afetados durante esse período e viver essa retomada é gratificante e animador para nós profissionais da área. A Abav será muito importante para nos atualizarmos sobre as mudanças de comportamento no mercado e as tendências do turismo. Estou muito animada e com boas expectativas de negócios e networking”, frisa ela.
Opinião semelhante tem Gilvandro Oliveira, da Pousada Vila Capininga, em Santo Amaro. “Estivemos na Abav 2019 . Com relação à edição de 2021, estamos tendo uma expectativa muito boa. Com o avanço da vacinação, a gente vê que o cliente vem buscando opções com mais interesse. E essa participação na Abav nos permite vislumbrar novos horizontes para essa retomada, que já vem acontecendo no turismo. Essa participação nos permite alavancar os nossos negócios, focando parcerias e novos conhecimentos dentro das tendências atuais para o turismo”, projeta o empresário.


Expositores – No total, serão mais de 100 expositores, 50 eventos de capacitação na Vila do Saber e representações de 140 marcas. Na lista dos internacionais, estão destinos como Israel, Peru, Quênia, Portugal e Jordânia. Também confirmadas as participações da Gol, Azul, Itapemirim, Latam, Localiza, além de CNC e Sebrae, patrocinadores do evento.
O Ministério do Turismo estará presente como grande âncora da promoção institucional dos mais de 40 destinos nacionais presentes, alguns com estandes independentes.
Uma das novidades incorporadas para intensificar o contato dos expositores com o público que optar pela participação virtual é o sistema de agendamento prévio de reuniões, que este ano poderão ser feitas por vídeo chamada e recursos de chat, com tradução simultânea para diversos idiomas.
Entre esses expositores, destaque também para a Rota das Emoções, roteiro turístico que engloba destinos como o Parque Nacional de Jericoacoara, os Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba.
Durante a exposição, empresários e demais participantes poderão conhecer, através de material digital, as empresas e experiências oferecidas pela Rota das Emoções, que abrange 14 municípios, entre os estados do Ceará, Piauí e Maranhão.
Capacitações – A plataforma do Collab também espelhará as apresentações da Vila do Saber e sua variada grade de painéis que tratarão de assuntos muito em voga no momento, como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), abertura das fronteiras e vacinação, além de temas específicos, como Turismo náutico, de pesca, de natureza e motor home, propostos nas capacitações do Ministério do Turismo.
Os participantes também terão oportunidade de participar de debates sobre temas relevantes para o setor, conhecer as expectativas para o mercado de luxo e saber mais sobre as viagens de incentivo com os membros da Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas. Os assuntos relacionados ao segmento corporativo serão reforçados na programação do Fórum Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, que também acontecerá no âmbito da Vila do Saber.
Abertura – A abertura da 48ª Abav Expo & Collab 2021 acontecerá das 13h30 às 20h30, no Centro de Eventos do Ceará. A solenidade de abertura começará às 11h de quarta-feira (6), na Sala Abav – 2° Mezanino, para autoridades, e às 13h30 acontece o desenlace oficial da fita com a abertura oficial do Pavilhão.
Texto: Laurene Leite