O Centro Histórico de São Luís oferece um agradável cardápio cultural para quem mora na cidade ou a visita. Num passeio calmo a partir do meio de um tarde agradável vale a pena visitar o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, situado na rua do Sol. Dotado de peças valiosas, o museu ainda dispõe de um pequeno teatro, uma galeria de arte e pátios nos quais são realizados lançamentos de livros e até pequenos espetáculos musicais. O museu é ambientado como Casa de Época, dispondo de acervos do século XIX e meados do século XX.
Na mesma rua, já próximo da praça João Lisboa, está situado o Teatro Arthur Azevedo, que possui um salão de entrada iluminado por 3 lustres de cristal. O ambiente é decorado por 6 grandes espelhos com moldura em relevo dourado e 2 grandes jarros com plantas ornamentais. A platéia possui o clássico formato de ferradura, poltronas acolchoadas, cadeiras de palhinha e lustre central com mobilidade comandada por equipamentos eletrônicos. Logo depois do teatro se encontra o Largo do Carmo. Na igreja existe o Museu da Ordem dos Frades Capuchinhos Menores, que vale a pena conhecer. Seguindo caminho o visitante poderá chegar facilmente à Praia Grande. Ali, a feira, a antiga Casa das Tulhas, construída em meados do século XIX, é uma visita obrigatória. Trata-se de um dos mercados mais interessantes de São Luís.
Na Praia Grande se encontram muitos bares, restaurantes e lojas de artesanato. Ainda nessa área, destaque para a Casa de Nhozinho, localizada na rua Portugal e a Casa do Maranhão, na rua do Trapiche. Subindo-se pelo Beco da Catarina Mina, chega-se à Praça Pedro II, na qual é indispensável a visitação à igreja da Sé, a catedral metropolitana de São Luís. O altar-mor do templo é tombado pelo Patrimônio Histórico. Na praça, destaque para o Palácio dos Leões, cuja visitação, aberta ao público, é indispensável. Construído no estilo neoclássico, sobre os alicerces do antigo forte de São Luís, iniciado pelos franceses e concluído pelos portugueses.
A cidade possui uma gastronomia rica e diferenciada, que oferece uma diversidade de dar água na boca. Cuxá, arroz de cuxá, peixe pedra frito, pescada amarela ao molho de camarão, beijus, gengibirra, tiquira, caruru, sucos de bacuri, cupuaçu, cajazinho, murici. Aqui existem frutas que se transformam em licores deliciosos, como os de jenipapo, tamarindo, caju, doces de espécie, cuscuz ideal e quebra-queixo são delícias que se encontram facilmente à venda no Centro Histórico de São Luís.
Essa é a Ilha do Amor, uma cidade que pode ser definida por seus costumes e sua gente, que chega aos 409 anos como uma metrópole que cresce com prédios modernos, mas que tenta a todos os custos enfrentar os muitos problemas deixados e construído pelos homens ao longo dos anos.
Uma cidade diferente que convive entre o seu passado e o futuro, berço de poetas e de um povo hospitaleiro que se tornou um tesouro brasileiro pelas suas potencialidades que passeiam pela gastronomia, folclore, artesanato, patrimônio, literatura, histórias, lendas, mistérios, onde suas riquezas são exaltadas nas suas músicas que encantam os visitantes nas festividades da cultura popular local.

