Em 2017, o pianista e professor de musica da Ufma Daniel Lemos, natural de Belo Horizonte e radicado em São Luís há 11 anos, deu inicio ao projeto Piano Maranhense, que consiste na realização de concertos dentro e fora do Maranhão e que conta com referências e repertórios de canções compostas por importantes nomes da musica clássica do estado nos séculos XIX e XX.
A idéia de realizar o projeto surgiu durante uma pesquisa de Doutorado em Música na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) que foi realizada pelo profissional de música no Rio de Janeiro, na qual estavam levantando biografias e catálogos de obras para piano de compositores nascidos ou radicados no Maranhão.
Após a realização da pesquisa, Daniel Lemos começou a estudar os documentos e repertórios encontrados e resolveu usar os resultados para dar inicio a montagem de um recital de 70 minutos, o que não só lhe serviu de motivação para a sua entrada no ramo da produção cultural, como também o impulsionou a iniciar uma busca que tinha como objetivo encontrar apoio para a realização de sua nova ideia.
Desde então, 23 cidades (sendo 11 do Maranhão) de 11 estados brasileiros já proporcionaram aos seus habitantes apresentações do projeto de musica clássica, que já conta com um total de 62 concertos ao vivo e boa parte delas foram feitas com a ajuda do produtor cultural Ivaldo Guimarães que, apesar de hoje estar afastado, passou mais de um ano ocupando o cargo de produtor executivo da ação musical.
“Após entrar em contato com os lugares e marcar pautas para reuniões, nos dias de execução eu tinha funções estabelecidas na montagem de equipamentos, monitoramento da captura de imagens e vídeos que eram importantes para o registro do projeto e posterior prestação de contas, além de outros detalhes da produção cultural, fazendo com que o artista ficasse o mais descontraído possível para que tivesse um bom desempenho,” comentou o produtor.
Ivaldo Guimarães também explica o que lhe motivou a fazer parte das produções apresentadas pelo musico mineiro.
“Verifiquei de imediato que o projeto iria, além de me causar um grande prazer, enriquecer o meu trabalho de produtor cultural e ainda me colocou em contato com uma realidade histórica da música produzida no Maranhão que eu não conhecia. O Professor Daniel é mais que um pesquisador da história da música, ele é um investigador dos fatos que ocorreram no Maranhão e que contribuíram de forma substancial com a história do desenvolvimento artístico e musical do nosso estado”.
Com a chegada da pandemia, as atenções passaram a ser voltadas para a realização de lives realizadas pelas plataformas digitais. No momento, todas as apresentações estão disponíveis no canal de Youtube com o nome do pianista, que está dando uma pausa no projeto devido a outras responsabilidades, mas afirma que pretende voltar com o Piano Maranhense assim que possível e deixa claro o que lhe motiva em não abandonar a idéia que surgiu há três anos.
“Poucos conhecem a música maranhense do passado e foi notável a curiosidade das pessoas de outros estados em saber mais sobre o Maranhão, muitos demonstraram interesse em ir além daquilo que circula na televisão e nos jornais de hoje. No passado, a cultura erudita fazia parte dos status das famílias abastadas, mas hoje, quem trabalha com a cultura erudita procura ampliar o acesso à sociedade, desmitificando-a como algo distante da população em geral”.
A Gastróloga Belizia Mendes, de 41 anos e natural de São Luís, conheceu o projeto por meio das divulgações que eram realizadas pelas redes sociais e já assistiu apresentações do Piano Maranhense na capital do nosso estado. Adepta da ideia de o quanto a música é importante na sociedade, ela fala o que lhe motivou a assistir os concertos do projeto.
“O que me motivou e me motiva a assistir às apresentações do Daniel é o dom que ele tem em tocar as notas do piano e os sentimentos que você chega a sentir enquanto escuta ele tocar, é muito lindo, tanto que você chega a viajar no momento. Com o projeto do piano maranhense, cheguei a conhecer canções que não conhecia e ele (Daniel Lemos) também conta como as obras foram criadas”, completou Belizia.
Música Clássica no Maranhão
Entre os séculos XIX e XX, diversos compositores de musicas clássicas nascidos e criados no Maranhão realizaram carreiras de respeito na área musical do Brasil e do Mundo, o que contribuiu para que o estado acabasse se tornando berço de ricas historias musicais, chegando a, nesse sentido, se equiparar a importantes centros culturais do nosso país.
Um dos nomes mais importantes foi o ludovicense Antônio Rayol, que viveu entre os anos de 1863 e 1904; Rayol iniciou aulas de musica na capital maranhense em 1882 e aos 24 anos foi para o Rio de Janeiro com o objetivo de seguir a carreira de tenor, chegando a fazer tanto sucesso a ponto do Conde de Leopoldina subsidiar por seis meses sua estadia na Itália. Já de volta ao Brasil, se tornou fundamental para a abertura da primeira Escola de Música do Maranhão, em 1901.
Porém, com o passar do tempo, o movimento musical foi diminuindo a ponto de, nos dias atuais, a maioria da população desconhecer qualquer informação sobre o assunto, tal fator contribuiu para que Daniel Lemos utilizasse uma estratégia pouco comum nas suas apresentações.
“A proposta do projeto Piano Maranhense é circular em locais variados, típicos da música urbana e da cultura popular. A música erudita é uma prática fortemente institucionalizada, infelizmente sua circulação se restringe a teatros, salas de concerto, escolas especializadas e centros culturais estabelecidos. É necessário ampliar os espaços e meios em que a música erudita circula, e para isso, o músico precisa se arriscar e fazer um esforço”, acrescentou Daniel Lemos.
Texto: Ítalo Cavalcanti – Estagiário JP Turismo
Daniel, parabéns pelo trabalho.
Obrigado. estamos a disposição.