Será neste sábado, às 13h, no Rio Poty Hotel, em São Luís do Maranhão. O que sabemos é que a alegria, a irreverência e a amizade sempre foram os ingredientes naturais da Feijoada do Maranhão, festa essa capitaneada pelo empresário e repórter fotográfico Valdez Maranhão, tanto em Belo Horizonte, como nas cidades mineiras em geral, assim como Lisboa, Portugal e São Luís do Maranhão nesse intercâmbio cultural e turístico que volta a acontecer na cidade após dois anos, devido aos problemas causados pela Covid-19, o que afetou os grandes eventos do país.


Enaltecendo a gastronomia brasileira com a feijoada, prato que domina a culinária nacional com diversas formas de preparo adaptadas a cada região do país e conhecida mundialmente, a Feijoada do Maranhão ganhou notoriedade após se destacar como uma festa de interação entre dois destinos que tipicamente possuem características bastantes diferentes no preparo de sua própria gastronomia, mas também por se destacarem como duas culinárias das mais atraentes e exóticas da federação brasileira, visto as suas diversidades de produtos e possibilidades de criações advindas das suas ricas histórias gastronômicas destacadas na mesa farta do Brasil.


Com isso os estados do Maranhão e Minas Gerais cada vez mais se unem, solidificando uma parceria no desenvolvimento de novos planos que fomentem a cultura, e ao mesmo tempo possam construir estratégias de contribuição para o turismo entre esses dois destinos São Luís e Belo Horizonte. Um ambiente que já se tornou hábito entre aqueles que participam da festa e que a cada ano aumenta nos deslocar de mineiros para a capital maranhense e na recíproca de maranhenses a capital mineira.
Edição de retomada


Ganhando cada vez mais adeptos, a Feijoada do Maranhão chega a sua 6ª edição na capital São Luís, estreitando relações, e fazendo uma ponte aérea cultural que já se tornou forte musicalmente, com artistas maranhenses ganhando palcos de hotéis, clubes e associações em BH e de artistas mineiros se apresentando em São Luís.


Uma festa que movimenta a cena cultural das duas cidades, e que tem proporcionado encontros e a descobertas de novas amizades, fortalecendo o espírito de aventura daqueles que tem no turismo uma forma de desbravar novos horizontes construídos com simpatia e harmonia.


para temporada carnavalesca 2023 – Foto: Divulgação
Um evento que chegou para ficar no calendário festivo da capital maranhense, como mais um atrativo turístico, podendo a cada ano se potencializar cada vez mais com atrações artísticas desse forte apelo cultural existente na música, no folclore e na diversidade de atrativos existentes no artesanato, gastronomia e diversos itens que compõe o leque de potencialidades dos dois destinos.
Atrações da festa


da música brasileira – Foto: Divulgação
Reunindo os mais diversos ritmos, a Feijoada do Maranhão, terá abertura com a DJ Vanessa Serra e sua experiência musical que lhe confere um apanhado de músicas que passeiam pela arte de inúmeros cantores maranhenses e renomados artistas nacionais. A festa ganha o samba com a irreverente Bicicleta do Samba, carinhosamente chamada de Bicicletinha que apresenta seu repertório que passeia pelos sambas, frevos e marchas que fazem parte do carnaval brasileiro, com uma novidade, a participação de George Gomes, artista da cena do reggae maranhense que para a temporada carnavalesca de 2023 se junta a Bicicleta do Samba para uma temporada denominada (Samba Roots da Bicicleta).


Maranhão – Foto: Divulgação
O salão do Rio Poty Hotel recebe após a Bicicletinha, a dupla mineira que animou a 31ª Feijoada do Maranhão, em Belo Horizonte, Henrique e Manoel, dupla essa que faz um passeio musical pelas tradições sertanejas do país cantando sucessos de artistas que brilham na força desse ritmo no país. A banda Mix In Brasil será a quarta atração da tarde/noite, a banda mostra uma mistura de estilos e novas roupagens dando um brilho diferente às músicas já consagradas. Finalizando a 6ª edição, o folclore maranhense adentra o palco do Rio Poty Hotel, com o sotaque de orquestra do Boi Brilho da Ilha, mostrando aos visitantes a efervescência das festas juninas maranhenses, e abrilhantando ainda mais o ambiente com o colorido das indumentárias que fazem parte das vestimentas das índias, caboclos, amos, vaqueiros do São João da capital.


aos mineiros – Foto: Divulgação
Uma troca de experiências entre dois estados que já envolveu em décadas diferentes artistas consagrados como Zeca Beleiro, Nosly Jr. que tiveram Belo Horizonte como morada, assim como diversos artistas mineiros que por aqui passaram subindo em palcos de shows e principalmente no Teatro Arthur Azevedo que já recebeu artistas como: Paulinho Pedra Azul, Lô Borges, Tunai, Beto Guedes e toda a turma do Clube da Esquina, entre outras particularidades que unem esses dois Estados.
A personalidade de um anfitrião


Capitaneada pelo bacabalense Valdez Maranhão, proprietário do Buteco do Maranhão, localizado na Avenida Bias Fortes, em Lourdes, na capital BH, a festa conquista a todos pela alegria que envolve os participantes, vinda da personalidade forte, aguerrida, atraente e carismática do anfitrião. Maranhão como é chamado pelos amigos deixou há mais de 35 anos a sua cidade natal, Bacabal, no Médio Mearim Maranhense, assumindo seu amor por Belo Horizonte, onde se tornou um grande empresário na vida noturna mineira, formando amizades solidas que o acompanham até hoje, sendo seguido, em redes sociais, e na frequência de seu bar, sempre cheio e movimentado nos dias da semana.
Uma festa que chega mais uma vez para construir novas amizades e o firme propósito de intercambiar a arte, os atrativos históricos, naturais e turísticos dos dois estados e a gastronomia peculiar do país.
A Feijoada do Maranhão tem patrocínios e apoios da: Multimarcas, Hotel Ibis, Rio Poty Hotel, Brisamar, Hotel Pousada Ludovicence, Diverte, Vodka Intencion, Taguatur, Prefeitura de São Luís, Intermídia, JP Turismo, Fribal, Barbearia Aires, Bioclínica, Maranhão Turismo, Primeiro Plano, Baly e Reco Eventos.
Texto: Gutemberg Bogéa