O turismo local ganha impulso e dispara seus atrativos como forma de atrair visitantes nacionais e internacionais para o Estado.
Obras de infraestruturas remodelam os destinos maranhenses nos principais polos turísticos, enaltecendo ainda mais esse crescente desenvolvimento que o setor vem tendo pós-pandemia, e assim fortalecendo ações que visam disseminar o que de melhor existe nesse conjunto de valores históricos, culturais, folclóricos e naturais espalhados pelo Estado.
A alta na hotelaria tem alcançado números importantes, atingindo médias de 68% a 70%, respectivamente no mês de setembro e no primeiro semestre do ano, superando marcas registradas nas últimas duas décadas de acordo com pesquisa do setor de Análise Mercadológica da Secretaria Municipal de Turismo – Setur, divulgados pela própria pasta que tem a frente o Secretário Saulo Santos.
Uma das virtudes dessa onda grande que tem tomado conta do setor no Maranhão é responsabilizada a uma profissionalização de mercado, e que cada vez mais mobiliza o setor através de um trabalho conjunto de órgãos públicos, entidades, instituições e trade em geral, cativando o empresariado local, que tem se mantido firme na tarefa de difundir toda essa cadeia que fomenta o setor, alavancando pontos estratégicos que visem solidificar o segmento no Estado.
Participações e promoções em eventos nacionais e internacionais, premiações, inaugurações valorizam cada vez mais o turismo local. Obras de revitalização e construção de praças na região dos Lençóis Maranhenses até as cidades que compões parte do Delta das Américas estão valorizando cada vez mais espaços turísticos. São investimentos em mais de 20 milhões, destacando logradouros com urbanização e saneamento, como na Beira Rio, em Santo Amaro, além de portais de entrada na cidade de Barreirinhas, e municípios que contemplam esse conjunto de belezas da Rota das Emoções na parte maranhense.
Segundo dados do Observatório do Turismo, registros de 71.980 desembarques foram feitos em São Luís, no mês de agosto, tendo Imperatriz base para o turismo no Polo Chapada das Mesas registrado em torno de 11.955, o que significa um aumento de 30,5% em relação ao ano passado e 0,79% em relação ao ano de 2019, dados esses que foram afetados em 2020 e 2021 no auge da pandemia da Covid-19. São números que mostram um Maranhão em constante crescimento no turismo no Estado, que tem a frente, o Secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos, um entusiasta do setor.
Recentemente São Luís recebeu a 3ª colocação no Prêmio de Turismo Sustentável com a campanha “Eu Amo São Luís” em parceria com a agência 712 Propaganda e Marketing, numa campanha que destacou elementos expressivos da cidade, como seu patrimônio arquitetônico, cultura, gastronomia, artesanato, onde a diversidade folclórica e rítmica da cidade de São Luís esteve presente com sua espontaneidade e alegria. O Caminho de crescimento é gigante para o Maranhão! Avante!

