O Dia da Independência do Brasil (também chamado Dia da Pátria) é um feriado nacional em referência à Declaração de Independência do Brasil do Império Português, acontecida no dia 7 de Setembro de 1822. Foi neste dia, às margens do Riacho do Ipiranga, em São Paulo, que o Imperador D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil, formalizando a separação com Portugal.
Há em todos os registros que, depois de muitos conflitos, Portugal reconheceu a independência brasileira, com a assinatura do Tratado de Paz e Aliança. O Hino da Independência foi escrito por Evaristo Ferreira da Veiga e musicado pelo próprio D. Pedro I. O Maranhão foi um dos últimos a aderir à Independência do País. O termo oficial foi assinado no dia 28 de Julho de 1823, em Caxias, distante 368 km de São Luís, pelo escocês Lorde Cochrane, que chefiou a esquadra brasileira, enquanto outras correntes dão a honra ao mérito para o verdadeiro herói da Adesão, o boiadeiro baiano Salvador Cardoso de Oliveira. O primeiro, conhecido como pirata, ameaçou bombardear São Luís, se não recebesse o dinheiro exigido, morreu podre de rico. O segundo faleceu pobre, solicitando que a Assembleia Legislativa concedesse recursos para a Educação das suas filhas, sem ser exitoso, e está por merecer uma reparação em memória da AL, 200 anos após.
Setembro tem no dia 8 a data evocativa à Fundação de São Luís, acontecida em 1612, pelos expedicionários franceses comandados por Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière (protestante), e François Razilly (católico). A cerimônia de posse foi celebrada onde se acha a Av. D. Pedro II, como uma missa, oficiada por padres capuchinhos, e assistida pelos tupinambás chefiados pelo poderoso cacique Japi-Açu. Para festejar a data, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís patrocinam uma diversidade de atrações, as da Municipalidade na histórica Praça Maria Aragão.
Como tradicionalmente acontece em setembro, na lua cheia, com novenário (nove noites de reza), a Festa de Ribamar, neste ano, encerra o calendário de datas guardadas neste mês: de 22 a 30. A Cidade-Balneário está se movimentando, com ativistas e devotos, para voltar o festejo do padroeiro com a grandeza dos seus tempos áureos! Ou seja, uma das mais bonitas e presenciadas do Nordeste do Brasil!
O JP Turismo parabeniza, assim, o Dia da Pátria, São Luís, pelo seu aniversário, e a Festa de Ribamar, que tem muitas histórias e devoção e fé para contar!

