Homenagem do cantor e compositor maranhense Betto Pereira ao Bicentenário de Nascimento do Poeta Gonçalves Dias, Encontro de Bumba-bois de Matraca, promoção de Férias no Museu da Gastronomia Maranhense, e gravação do áudio do Boizinho Barrica marcam a continuação do agito do mês de julho na Ilha de São Luís. Começou com Betto Pereira, que deu asas à sua imaginação também de artista plástico, após uma temporada junina exitosa em shows pelos arraiais do Maranhão, abrindo na terça-feira passada (18/7), às 19h, no Convento das Mercês, a Exposição Dias de Gonçalves e Poesia, que versa sobre os marcos da trajetória de vida do poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo expoente do Romantismo Brasileiro, como parte das comemorações aos 200 anos do poeta maranhense Gonçalves Dias. A exposição, realizada por intermédio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), reúne obras inéditas do artista plástico Betto Pereira: onze telas de 130X130cm e uma de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, com alto relevo acompanhado de audiodescrição. Em entrevista, Betto Pereira, que reside no Rio de Janeiro, revelou que “Cada obra vem acompanhada, ainda, de um QR Code que direciona para uma música composta exclusivamente para aquela tela, com letra de Josias Sobrinho e melodia minha. A iniciativa inovadora também oferece a experiência com óculos de realidade virtual, promovendo aos visitantes um passeio virtual em um dos cenários da tela que compõem a exposição, promovendo maior interação e imersão à vida e obra do poeta!”
Pela parte que toca aos bumba-bois, os de matraca acertaram encontro para o dia 23, em Paço do Lumiar, enquanto o Boi Oriente (Sotaque da Baixada) efetuará o seu ritual de morte nos dias 22,23 e 24, em sua sede, na Vila Passos. No sábado (22), a partir das 9 horas, acontecerá a Promoção Férias no Museu. A programação terá o Roteiro Histórico e Gastronômico, que irá percorrer as ruas do Centro Histórico de São Luís, contando com degustação de produtos regionais, como guaraná, quebra-queixo e sorvetes com sabores da região. Saída: da frente do Museu da Gastronomia, localizado na Rua da Estrela, n.º 82, Centro. Já no dia 21, ás 20 horas, na Madre de Deus, mais precisamente, na Casa Barrica, haverá a gravação do áudio e vídeo: Festança no Céu do Amor Barrica. Transcendental. Ingresso: 1kg de alimento não perecível, com doação voltada para a Fazenda da Esperança. Entrada limitada para 600 pessoas.
E para quem gosta de sol, a parte litorânea da cidade é um convite a desfrute com inúmeras praias cercando a Ilha e restaurantes diversos servindo desde a culinária local aos mais variados pratos da gastronomia nacional e internacional. São Luís em alta e sua cultura popular cada vez mais forte, se mostrando inigualável e única.