Sem pretendermos cair no lugar comum, nunca vazio, dos florilégios, só poderá ser muito bendita uma Cidade que entrou junho, saiu junho, e permanece transpirando uma Cultura Popular pujante, cheia de riqueza e que já está em julho e nem parece deixar para trás o famoso junho, o nosso mês, sem sombra nenhuma, mais festeiro. Nós que estamos aqui uma vida ficamos com a satisfação nos olhos e sorrisos por que damos prosseguimento aos nossos pendores pela nossa Cultura (Alma do Povo), no caso da continuação do Encontro de Miolos de Bumba-boi, que acontecerá, na Praça da Casa do Maranhão, na Praia Grande, nesta sexta-feira, desde às 9 horas, com uma variedade de atrações que chegarão aos cantadores de bumba-meu-boi, e no Festival de Bois de Zabumba, que alcançou sua 29.ª edição, no Bairro do Monte Castelo, e se estenderá da noite do próximo sábado ao amanhecer de domingo.
Os nossos artistas populares assim ajudam não só na afirmação dos nossos valores na sabença de que cultura é um bem coletivo, e sempre poderá servir de um ganho a mais para artesãos, inclusive, comercializando seus suvenires, parceiro da ascensão de um turismo que se consolida com o aproveitamento muito grandioso deste nosso acervo patrimonial, quando não se deixou no anonimato, inclusive, uma das pérolas da nossa magia boieira, ou seja o miolo do boi, o dançarino embaixo da armação do brinquedo, que se acha agraciado, e não poderia ser de outra forma. Deveremos muito bem ser caixa de ressonância da importância desse encontro para a Cultura Maranhense, igualmente, no Festival Boieiro de quase 30 anos, no meio do mês de julho, no populoso Bairro do Monte Castelo, por sua contribuição com a preservação e promoção permanente das manifestações culturais tradicionais, com especial atenção ao Bumba-meu-boi, patrimônio imaterial do mundo!
Nestes momentos de alterosa relevância para as nossas riquezas de espírito, notadamente, não poderá faltar a não menos importante contribuição do poder público na direção do Monte Castelo, principalmente, com a cobertura da Polícia Militar, em patrulhamento ostensivo ou preventivo, e na consecução de muitos banheiros químicos, para a destinação que lhes cabe a contento, fugindo da reclamação de que, no ano passado, houve um só para centenas de participantes.
Tudo pronto para dois momentos majestosos para a vida a cultural maranhense, que vem acontecendo há um bom e considerável tempo: O Encontro de Miolos de Bumba-Boi e do Festival do Bois de Zabumba. Certamente, teremos a apreciação de mais visitantes do Brasil e de diversas partes do Mundo que voltarão para as suas terras com a melhor impressão nos olhos e no coração de tesouros pertencentes, numa Cidade, a uma bendita terra!