Lua Minguante
“Ocupo um espaço que não é meu, mas do universo” – Nauro Machado
E quem for ao Lençóis Jazz & Blues Festival em Barreirinhas (MA) pode aproveitar a promoção exclusiva aos leitores do blog www.diariodebordoslz.com.br. Localizada no centro da cidade, a Pousada do Buriti (@hotelpousadadoburiti) é uma das mais tradicionais hospedagens do município que mantém o padrão de excelência de atendimento e serviços ao longo dos anos. São amplas instalações, de acomodações com varanda, além de restaurante e um bar ao lado da piscina, redário para você relaxar e viver toda a experiência de uma forma bem tranquila e satisfatória. Garanta uma diária gratuita na Hotel Pousada do Buriti. Para participar da promoção é só printar o anúncio no topo do blog Diário de Bordo SLZ (veja as regras) e apresentá-lo ao fazer a sua reserva.


Vem aí o 14º Lençóis Jazz & Blues Festival. Expressões máximas da música instrumental do país e grandes vozes juntos nessa edição fantástica dias 07 e 08 de outubro, na Praça Matriz em Barreirinhas (MA). Dias 14 e 15 de outubro, o circuito chegará a São Luís. A programação completa já foi divulgada e pode ser acessada no Instagram @lencoisfestival. Entre os nomes confirmados estão: MPB 4 e Paulinho Moska (foto). A realização é da Tutuca Viana Produções e FUNARTE.


Nesta quinta-feira, 22, às 17h, na sede da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís (FUMPH) na Rua Portugal, o Grupo Potiguar realiza o lançamento oficial da coleção “Azulejos”; fabricada sob demanda para celebrar os 410 anos de São Luís. O Grupo Potiguar é uma das empresas apoiadoras da campanha e selo “São Luís Patrimônio Mundial – 25 Anos”. Esse selo faz referência aos azulejos que compõem as construções coloniais – presente nas fachadas e no interior dos imóveis do Centro Histórico.


A missa de sétimo dia do engenheiro mecânico, economista, professor, cantor e compositor, natural de Rosário (MA), Luís do Rosário Costa, que assinava artisticamente como Luís du Rosário, acontece nesta quinta-feira, 22, às 7h30, na Igreja de Nossa Senhora de Rosário, em Rosário (MA), situado a 60km da capital. Haverá também missa de sétimo dia realizada em São Luís, às 18h, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Monte Castelo) e também às 18h, na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. Luís du Rosário faleceu no último dia 16, de insuficiência hepática, aos 62 anos. Filho de Mestre Caboclo, conhecido ferreiro de sua cidade natal, e Dona Raimunda Rosa. Ele deixou a esposa Lúcia Silva, três filhos e dois netos. Economista e engenheiro mecânico de formação pela UEMA, com mestrado em Educação em Cuba, era professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).
Paralelo a profissão, exercia seu dom artístico como compositor nato e entusiasta da cultura popular de Rosário (MA). Autor de inúmeras composições, habituais do seu repertório que costumava apresentar em casa, para os amigos e em shows. Uma única delas teve registro fonográfico no LP “Vinil & Poesia – Vol. 1” de 2021, produzido pela jornalista e DJ Vanessa Serra, disponível também nas plataformas digitais. A música chama-se Ventre Livre, de 1983, composta assim que ele concluiu o ensino superior. Luís du Rosário era dono de uma maneira muito peculiar de encarar a vida. Com muita inteligência, alegria e sátira encantava todos que o cercavam; era um conciliador, agindo sempre nos bons propósitos… O vazio aqui no mundo físico será gigante, mas sua presença é eterna entre todos que conheceram essa suprema figura humana.
Para o professor, poeta e compositor Jorge Passinho, – “Luís du Rosário era um artista diferenciado, sua canção tinha doçura, sua voz era terna e suave, as letras simples, mas com uma força de um batalhão, navegava em vários ritmos, balada, bumba-meu-boi, xote, reggae… Sua forma de tocar era única, uma mistura de percussão e emoção ao acariciar as cordas do seu violão. Não perdemos só um artista, perdemos uma referência, um exemplo de humildade e genialidade que nem rezar um Rosário vai apagar”.


O jovem maranhense, Emmanuel Ferraro, de 12 anos, vence Canta Comigo Teen 3, da TV Record. Na grande final, apostou no hit Maracatu Atômico, uma composição de Nelson Jacobina e Jorge Mautner, gravada em 1974 por Gilberto Gil e que, vinte e dois anos depois, recebeu novo registro com Chico Sciense e Nação Zumbi. Maracatu Atômico também foi defendida pelo rapper BNegão no encerramento das Olimpíadas de Londres em 2012. Quando começou a competição, ele defendeu a música “Carcará” de João do Vale, conquistando 99 dos 100 jurados.
Agora com 52,14% dos votos, Emmanuel foi escolhido pelo público e, além do título de melhor cantor da competição, levou para casa o grande prêmio de R$ 200 mil.


Nesta sexta-feira, 23, a partir de 19h, as antigas instalações da Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo, transformada no CEPRAMA, receberá um autêntico “Samba de Botequim”. Daqueles mesmos realizados no fundo dos quintais frutíferos, dos bares e quitandas madre-divinas que a gente ouve até hoje a poesia falar por aí; a roda estará formada e quem puxa o verso é o cantor e compositor Cesar Teixeira, inspirado no cheiro das flores de seu imenso jardim musical…No capricho, Cesar Teixeira estará muito bem acompanhado por um regional de primeira e recebendo as vozes potentes femininas de Rosa Reis, Célia Maria, Flávia Bittencourt, Lena Machado, Gabriela Flor e Fátima Passarinho. Além dos Fuzileiros da Fuzarca e o som platinado dos vinis da DJ Vanessa Serra. O repertório escolhido está sob sigilo a sete chaves, mas já podemos imaginar um pouco do que virá, haja vista, a conspiração popular pelas emblemáticas composições de Cesar Teixeira que Papete gravou no álbum “Bandeira de Aço”, produzido pela Gravadora Marcus Pereira, em 1978; além de tudo do que mais existe já registrado nos álbuns solo, Shopping Brazil, de 2004, e Camapu, de 2018; a expectativa gira em torno das inéditas e do que estará fora de qualquer controle ou protocolo quando se fala do orgânico e visceral, Cesar Teixeira. Ao longo de 53 anos de carreira, Cesar Teixeira mantém uma postura discreta e caminha um pouco às avessas do eixo midiático, mas fincado na história da Música Popular Brasileira. A entrada é 1kg de alimento não-perecível.
Check In
*A Noite do Vinil do Thai Restaurante (Golden Shopping – Calhau) acontece todas as sextas-feiras. Bossa, jazz, blues, rock e baladas internacionais, direto da ponta da agulha. Trilha sonora assinada pela jornalista e DJ Vanessa Serra. Excepcionalmente esta semana será com o DJ Maurício Capella. Começa 19h30 até meia-noite.
*Domingo tem Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras, c..omeça às 7h, no instagram @vanessaserrah e twitch.tv/djvanessaserra.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leiam www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!