Lua Crescente
“Cachorros latindo longe /Ouvindo a vida passar /Fruta madura no cacho /Gostinho bom de apanhar /Mangaba manga abacate /Água na boca araçá” – Josias Sobrinho
Afrodite e Orgânik Produções realizam oficina de elaboração de portfólios artísticos para agentes culturais A formação acontece no período de 3 a 6 de abril no Casarão Porta e Janela com direito a certificado de participação.A oficina será realizada no espaço de Coworking do Casarão Porta e Janela, mesmo prédio do Tebas Café e bar, próximo à fonte do Ribeirão. Terá duração de 16h, no período de 3 a 6 de abril.
A metodologia desenvolvida para a oficina é baseada e orientada aos agentes culturais do Maranhão, os conteúdos abordados na oficina vão desde a produção de release, histórico, clipagem e organização de informações sobre a carreira do grupo/artista. A ideia é que cada participante saia da oficina com seu portfólio preparado para concorrer a editais de chamamento público e privado, além de ter em mãos material preparado para feiras e eventos. Estão abertas 25 vagas e o investimento será no valor de R$ 100 e dará direito a certificado de participação no total de 16h. As inscrições podem ser realizadas através do formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/1VJfTvKtL2NsgsxIpgmKVjoX369aAkg1aFD2q6RoGOJU/prefill. No detalhe, as facilitadoras da oficina serão Júlia Martins e Mariana Cronemberger.
Neste domingo, dia 02 de abril, às 21h, o Talkin´Blues (R. Auxiliar II, quadra 9 – n.16 – Cohajap) é palco do Pocket Show que marca o lançamento do Vol. 1 do projeto “Canção em Canção” do Mestre Josias Sobrinho.
Trata-se do álbum virtual chamado “Vida Bagaço, Um Tributo ao Rabo de Vaca” que estará disponível nas principais plataformas digitais, reunindo a trilha musical do antológico grupo Rabo de Vaca (1977 – 1982), do qual Josias Sobrinho participou junto a outros jovens maranhenses, na época, iniciando carreira musical.
Além da audição do disco; no palco, na ocasião do pocket show, Josias Sobrinho (voz e violão) estará acompanhado por Sued Richarlys (guitarra), Lucas Sobrinho (baixo), João Neto (flauta) e Ricardo Sandoval (bateria) vai discorrer sobre esse novo trabalho e cantar grandes clássicos de sua carreira. Pulseira: R $20. Reservas: 98 99112 5481. Imperdível!
A pluralidade no debate sobre a economia da cultura e o desenvolvimento político na área cultural a partir de visões e de experiências de diferentes lugares do mundo são as diretrizes de Economia da cultura e indústrias criativas, coleção organizada pelo Observatório Itaú Cultural e pela Editora WMF Martins Fontes, que será lançada no dia 30, às 17h30, no Sesi Lab, em Brasília. Em formato híbrido, o evento pode ser acompanhado presencialmente ou pela transmissão que acontecerá ao vivo pelo canal do YouTube do Itaú Cultural www.youtube.com/itaucultural. A mediação é de Leandro Valiati (foto), organizador/editor da publicação.
As artistas maranhenses Enme e Frimes estão no novo reality show brasileiro Original Amazon, o “Caravana das Drags”, que estreia globalmente com exclusividade na plataforma no dia 14 de abril. A competição apresentada por Xuxa Meneghel e Ikaro Kadoshi traz dez artistas drags viajando por oito cidades brasileiras a bordo de um ônibus extravagante, que vão competir pelo título de “Drag Soberana” do reality show. “Caravana das Drags” terá oito episódios de 45 minutos, além de um episódio especial com a reunião das participantes. Partindo do Rio de Janeiro (RJ), a caravana fez paradas em Goiânia (GO), Diamantina (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Belém (PA).
Aberta “Para além das margens” no Centro Cultural Vale Maranhão. A mostra foi a exposição internacional do CCVM, exibida na ExpoDubai 2020 de janeiro a fevereiro de 2022, recebendo um público de 93.551 visitantes, tornando-se a maior visitação da história do pavilhão brasileiro em todas as edições da feira. Com curadoria de Gabriel Gutierrez, diretor e coordenador artístico do CCVM, Para Além das Margens reúne trabalhos dos fotógrafos Pierre Verger, Walter Firmo, Marcel Gautherot, Elza Lima, Maureen Bisilliat, Ronney Alano e Christian Knepper, vindas de acervos pessoais, do Instituto Moreira Salles e da Fundação Pierre Verger, e três vídeos do artista mineiro Cao Guimarães. As fotografias retratam o cotidiano popular de comunidades brasileiras em relação à paisagem em que vivem, e exaltam o trabalho popular como fonte de origem da cultura.
Check In
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leiam www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!