LANÇAMENTO – A Superintendência, no Maranhão, da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (ACILBRAS), promove, neste sábado (24), um duplo lançamento com obras de autoria feminina, no gênero poesia. Os livros “Construindo versos”, de Rilnete Melo e “Trechos em textos”, de Jessica Cantanhede, ambas “imortais” da ACILBRAS, compõem a presente solenidade, a ser presidida pelo Superintendente, também “imortal”, Willame Belfort.
“Será uma tarde poética, já próximo do pôr do sol, diretamente do belísismo Engenho Cultural de Pindaré-Mirim. O que se busca, além da visibilidade e reconhecimento de nossos irmotais, é proporcionar ao público presente o contato direto com as autoras e suas obras, de modo íntimo, tal como uma conversa entre amigos. Afinal, esse é um dos inúmeros papéis de uma academia: produzir, projetar, oportunizar e enriquecer.”, disse Willame Belfort, Superintendente da ACILBRAS no Maranhão.
O evento é aberto ao público, com horário previsto para às 16h, no auditório do Engenho Cultural de Pindaré-Mirim, na Rua São Pedro, 696, Pindaré Mirim, Maranhão.
CELEBRAÇÃO – O Centro Cultural Vale Maranhão recebe, nesta quinta-feira, às 19h, o cantador do Bumba Meu Boi Unidos de Santa Fé, Mestre Ciríaco, para comemorar 55 anos de cantorias no São João.
Mestre Ciríaco iniciou sua caminhada na brincadeira de boi com 8 anos de idade, como caboclo de pena no Boi de Seu Enézio, no povoado de Nova Iorque, em São João Batista. Na década de 60 se mudou para a capital, onde começou a frequentar os ensaios do Boi de Pindaré, ganhando espaço para cantar entre nomes como Coxinho e João Câncio. Em 1964 já estava entre os principais cantadores do Boi, onde permaneceu até 2011. Um ano depois, foi convidado por Mestre Zé Olhinho para fazer parte do Bumba Meu Boi Unidos de Santa Fé, onde permanece até hoje como principal cantador do grupo.
O show presenteará o público com toadas que marcaram a trajetória de Ciríaco, registrando a sua contribuição para a continuidade da tradição do Bumba Meu Boi na cultura popular. A entrada é gratuita. O CCVM fica localizado na Rua Direita, nº 149,