Uma semana cheia de novidades para os maranhenses. A ferramenta Qualifica Turismo desenvolvida pelo Ministério de Turismo em parceira com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), irá ofertar oportunidades de qualificação para trabalhadores e estudantes de turismo.
Desenvolvida para proporcionar acessibilidade através da elaboração de materiais de apoio, como biblioteca virtual, cartilhas, jogos didáticos, entre outras formas de aprendizado, a plataforma também vai abrigar um curso de condutor para o turismo náutico, organizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
O lançamento aconteceu na terça-feira, 15/08, durante o “MTur Itinerante”, realizado em São Luís (MA), com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino. Os conteúdos ofertados na plataforma vão abordar inclusão e acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O trabalho conjunto com a Universidade Federal do Maranhão prevê ainda, a migração para o sistema dos cursos de Atendimento ao Turista (Brasil Braços Abertos) e de Gestor de Turismo (CGT) do MTur, antes hospedados na Plataforma de Engajamento e Aprendizagem.
*************************************************************************************************************Gastos de estrangeiros no Brasil crescem 43% no 1º semestre, apontam dados da Rede Itaú


O número de turistas estrangeiros que visitou o Brasil voltou a crescer em 2023, com mais de 3 milhões de visitantes nos 5 primeiros meses do ano, segundo dados do Ministério do Turismo. As visitas se refletiram em um aumento dos gastos deste público no comércio brasileiro: levantamento da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, aponta uma alta de 43% no consumo de estrangeiros no país no 1º semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022. Já o número de transações avançou 46%.
O estudo considera as compras realizadas com cartões de crédito emitidos no exterior processadas pela Rede tanto em compras físicas, nas maquininhas, quanto no e-commerce.
O estado de São Paulo concentra a maior parte dos gastos dos estrangeiros no país, com 45% do faturamento. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 24%, seguido de Santa Catarina, com 6%, Paraná, com 5,5%, e Minas Gerais, com 4%.
Entre os segmentos com maior alta no consumo estão hospedagem, com avanço de 66% no faturamento, agências de turismo, com 52%, cafés, com 46%, pizzarias, também com 46%, e lojas de calçados, com 42%. “Observamos gastos muito alinhados com os relacionados ao setor de turismo – hospedagem por exemplo, representa um terço do total gasto pelos estrangeiros no primeiro semestre. O segmento de calçados é a exceção: apesar de uma representatividade menor, teve destaque neste primeiro semestre, mostrando que o setor tem chamado a atenção dos turistas que visitam o Brasil”, comenta Angelo Russomanno, diretor da Rede Itaú.
*************************************************************************************************************