O CCVM (Centro Cultural Vale Maranhão) está organizando a oficina Produção de vídeo de animação em sala de aula: técnicas possíveis, datada para ocorrer de forma remota entre os dias 13 e 16 de julho e que terá como objetivo explicar a importância do audiovisual na sala de aula e como sua prática pode contribuir para a educação, nas mais diferentes disciplinas.


Selecionada pelo edital nacional Chamada Oficinas 2021, lançado pelo próprio CCVM no final do ano passado, a oficina terá como foco professores e estudantes de licenciatura e abordará diferentes conteúdos, entre elas estão a relação entre educação e cinema, criação de brinquedos ópticos e experimentação de técnicas de animação, como Stop Motion e Pixilation. As aulas serão ministradas pelas arte-educadoras Sara Reis e Ester Serra,.
“Vivemos em uma sociedade onde o Audiovisual está muito presente na nossa cultura e na nossa vida, ele está permeado na televisão, nas redes sociais, e nas novas ferramentas como Tiktok. Quando percebemos essa dimensão, percebemos a importância de abordá-lo dentro da sala de aula, mas sempre comentando e o usando de uma maneira mais critica e consciente”, conta Sara Reis.


Na entrevista, Sara Reis citou uma pesquisa da professora e cineasta Moira Toledo, onde é apontado que 90% dos jovens entrevistados pela educadora deixam claro que o audiovisual interferiu nos projetos que eles pretendem desenvolver para suas vidas e carreiras. A arte-educadora também explica que o audiovisual contribui para o desenvolvimento de diferentes competências, das citadas estão a experiência de trabalhar em grupo.
Sara Reis também comentou que as atividades e ensinamentos que serão passados na oficina fazem parte de uma nova forma de colocar a educação em prática.
“Por meio dessas técnicas, podemos nos afastar de certas posturas, tipo a postura rígida do professor, que planeja toda a aula e só ouve os alunos para tirar duvidas. Quando nós estamos nos envolvendo com audiovisual, não só deixamos tudo isso um pouco de lado, como também trabalhamos e movimentamos mais o nosso corpo e nos envolvemos em uma dinâmica diferente”, contou a arte-educadora.


As inscrições poderão ser realizadas até a próxima segunda (12), enviando uma mensagem com o nome, município e número de telefone do interessado para o endereço de e-mail contato@ccv-ma.org.br. No total, serão ofertadas 50 vagas e as aulas, que irão começar sempre as 14h30 e com duração de três horas, vão acontecer pela plataforma Zoom.
Texto: Ítalo Cavalcanti