Festival de Turismo de Aventura movimenta Rosário

Durante os três dias de evento, os segmentos de alimentação e hospedagem registraram aumento de 60% nas vendas dos produtos e serviços em relação ao mesmo período do ano passado. Destaque também para a Feira de Gastronomia que movimentou aproximadamente R$50.000,00

Durante três dias de intensa programação cultural, esportiva e artística, a cidade centenária de Rosário, o quarto município mais antigo do estado prestes a completar 400 anos, foi o cenário escolhido para ser a capital do esporte de aventura do Maranhão.

Reconhecida por sua história e por ser o berço do sotaque do Bumba-meu-Boi de Orquestra, a cidade recebeu o maior festival de turismo de aventura já realizado no Maranhão, com um público estimado em mais de 20.000 participantes do evento, que aconteceu no início deste mês.

O município de Rosário está localizado a 60 km da capital São Luís e faz parte da Região Metropolitana da Ilha (região com população estimada de 1,6 milhão de habitantes). Idealizado pelo Sebrae Maranhão e a Prefeitura Municipal de Rosário, o festival teve como proposta apresentar a cidade histórica como cenário para a prática de esportes náuticos, trail, corrida de rua, motocross, escalada, vôlei de praia e tirolesa.

O Diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, (ao centro na foto) durante o Festival de Turismo de Aventura de Rosário

De acordo com o Diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, o Sebrae acredita que o Festival de Turismo de Aventura de Rosário foi um evento indutor para o segmento do turismo na cidade. “O Festival atraiu visitantes e serviu como instrumento para o desenvolvimento e promoção do município como destino turístico atrativo e sustentável”, destacou Borralho.

Grupo se prepara para participar de um dos passeios náuticos que integraram a programação

O evento atraiu durante os três dias de realização, milhares de novos visitantes para a cidade. A programação, voltada principalmente para atividades esportivas e de aventura, também teve como objetivo resgatar o sentimento de valorização do povo rosariense, à contemplação de sua cidade e fazer com que os turistas também possam ser bem recebidos ao chegarem à Rosário.

“Os resultados alcançados só foram possíveis graças à convergência de esforços imposta pelas diversas instituições públicas e privadas, que através de suas equipes demonstraram um alto nível de profissionalismo e compromisso com o município. Esperamos que outros festivais aconteçam em Rosário e com certeza estaremos a disposição para auxiliar naquilo que nos compete”, garantiu o gerente regional do Sebrae em Lençóis-Munim, David Felipe Amorim.

 

Um dos números que mais impressionou durante o festival foi o alcançado durante a Feira de Gastronomia, que movimentou sozinha aproximadamente R$ 50.000,00 (Cinquenta Mil Reais) em negócios. Além disso, os meios de alimentação e de hospedagem registraram um aumento de cerca de 60% nas vendas dos produtos e serviços em relação ao mesmo período do ano passado.

“Tudo isso é dinheiro que passa a circular dentro do nosso município, trazendo desenvolvimento e melhorando a qualidade de vida dos rosarienses. Quando buscamos parcerias sólidas, com instituições comprometidas com o desenvolvimento, como é o caso do Sebrae, são resultados assim que queremos ver e isso nos deixa muito feliz”, confessou a prefeita Irlahi Linhares Moraes.

Texto: Lucas Santos

Fotos: Suerlen Mourão



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *